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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte”
O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções cientificas e acadêmicas publicadas no período de 2007-2017, contidas nas revistas eletrônicas de circulação nacional como a RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e a Revista “Educação em Questão”, tendo como en...
Autor principal: | CARDOSO, Natasha Souza |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7162022-08-29T12:12:27Z A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte” CARDOSO, Natasha Souza RIBEIRO, Maria Edilene da Silva http://lattes.cnpq.br/6279228695466400 Gestão educacional Plano de Ações Articuladas (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções cientificas e acadêmicas publicadas no período de 2007-2017, contidas nas revistas eletrônicas de circulação nacional como a RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e a Revista “Educação em Questão”, tendo como enfoque a dimensão gestão educacional do Plano de Ações Articuladas-PAR, realizando a pesquisa por meio do método de investigação bibliográfico, denominado “estado da arte”. Na busca das produções e suas análises utilizamos as categorias gerencialismo, teoria do capital humano e autonomia/participação. Para contextualizar a temática, fazemos inicialmente uma abordagem sobre o tripé educação-neoliberalismo e capital humano, em seguida enfatizamos o PAR (2007-2011) enquanto ferramenta de planejamento da política educacional e instrumento articulador entre os entes federados (Municípios, Estados e União). Como um dos achados da pesquisa se evidencia a inviabilidade do PAR como instrumento de consolidação do regime de colaboração entre os entes federados, acarretando na fragilização da autonomia dos municípios e no distanciamento da democratização na gestão educacional e elaborado em meio a um conjunto de políticas neoliberais coloca-se como uma ferramenta que reforça o ideário de formação articulado à teoria do capital humano e ao modelo de gestão gerencialista. 2018-09-19T20:06:57Z 2018-09-19T20:06:57Z 2017-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Natasha Souza. A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte”. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/716. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/716 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções cientificas e acadêmicas publicadas no período de 2007-2017, contidas nas revistas eletrônicas de circulação nacional como a RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e a Revista “Educação em Questão”, tendo como enfoque a dimensão gestão educacional do Plano de Ações Articuladas-PAR, realizando a pesquisa por meio do método de investigação bibliográfico, denominado “estado da arte”. Na busca das produções e suas análises utilizamos as categorias gerencialismo, teoria do capital humano e autonomia/participação. Para contextualizar a temática, fazemos inicialmente uma abordagem sobre o tripé educação-neoliberalismo e capital humano, em seguida enfatizamos o PAR (2007-2011) enquanto ferramenta de planejamento da política educacional e instrumento articulador entre os entes federados (Municípios, Estados e União). Como um dos achados da pesquisa se evidencia a inviabilidade do PAR como instrumento de consolidação do regime de colaboração entre os entes federados, acarretando na fragilização da autonomia dos municípios e no distanciamento da democratização na gestão educacional e elaborado em meio a um conjunto de políticas neoliberais coloca-se como uma ferramenta que reforça o ideário de formação articulado à teoria do capital humano e ao modelo de gestão gerencialista. |
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