Artigo

Relações de discurso e poder no processo migratório sertanejo-amazônico no jornal Folha do Norte e no romance A Selva (1930) de Ferreira de Castro.

O presente trabalho objetiva realizar um estudo comparado entre o jornal Folha do Norte e o romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, com foco nas relações de discurso e poder no contexto da migração sertanejo-amazônica. Para tal, foi necessário analisar que lugar os migrantes sertanejos tivera...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Antonia Dirlen Pereira
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7164
Resumo:
O presente trabalho objetiva realizar um estudo comparado entre o jornal Folha do Norte e o romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, com foco nas relações de discurso e poder no contexto da migração sertanejo-amazônica. Para tal, foi necessário analisar que lugar os migrantes sertanejos tiveram, em ambos os objetos de estudo, durante o período de declínio da borracha, e como as questões econômicas, políticas e sociais envolvidas nesse processo influenciaram nas condições desses trabalhadores e a dinâmica da sociedade amazônica/paraense. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com foco na análise crítico-reflexiva e com abordagem tematológica, amparada por Trousson (1988). A respeito do sertão e o processo migratório dos sertanejos para a Amazônia, serão considerados os apontamentos de Lacerda (2006), Costa (2015), Sarges (2002) entre outros estudiosos. Já os estudos literários serão amparados por Bakhtin (1998) e Gancho (2004). Como resultado, a pesquisa mostrou que tanto o jornal, quanto o romance, foram espaços de denúncias às mais variadas formas de exploração, mostrando o quanto esse processo influenciou humana e profissionalmente esses sujeitos.