/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.
This article aims to report the experiences lived during the Supervised Internship IV: Portuguese Language and its Literatures in High School, held at the Prof. Argentina Pereira State School of Integral High School, in Bragança, Pará. The study was conducted in a firstyear high school group, compos...
Autor principal: | QUEIROZ, Keise Samanda Lima |
---|---|
Outros Autores: | QUADROS, Suzane de Oliveira |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7207 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7207 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72072024-09-18T03:00:12Z Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. QUEIROZ, Keise Samanda Lima QUADROS, Suzane de Oliveira AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Estágio supervisionado Glossário Farinha de mandioca Letramento Supervised internship Glossary Manioc flour Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This article aims to report the experiences lived during the Supervised Internship IV: Portuguese Language and its Literatures in High School, held at the Prof. Argentina Pereira State School of Integral High School, in Bragança, Pará. The study was conducted in a firstyear high school group, composed mainly of student from the countryside. The pedagogical proposal chosen was to work on the theme “manioc flour”, due to its social, cultural and economic relevance in the North region. Using the textual genre glossary, the objective for the lesson plan was to promote literacy and value the local culture, allowing students to become protagonists in the construction of knowledge. The theoretical foundation was based on some contributions of scholars, such as: Luiz Antônio Marcuschi (1996,2004), Kleiman (2005, 2007), Elias Rodrigues (2015), Pimenta and Lima (2008), among others. From the methodological point f view, a qualitative approach was adopted, based on the use of participants observation and field journal (Prodanov; Freitas, 2013). The results showed the active participation of the students, evidencing their pride in the transmission of knowledge and tradition and the feeling of belonging to the countryside. The importance of the internship in professional training is also highlighted, emphasizing the need for pedagogical practices adapted to the reality and social context of the students. Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos. 2024-09-17T17:19:03Z 2024-09-17T17:19:03Z 2024-07-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo QUEIROZ, Keise Samanda; QUADROS, Suzane de Oliveira. Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. Orientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7207. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7207 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Glossário Farinha de mandioca Letramento Supervised internship Glossary Manioc flour Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Glossário Farinha de mandioca Letramento Supervised internship Glossary Manioc flour Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA QUEIROZ, Keise Samanda Lima Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
topic_facet |
Estágio supervisionado Glossário Farinha de mandioca Letramento Supervised internship Glossary Manioc flour Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This article aims to report the experiences lived during the Supervised Internship IV: Portuguese Language and its Literatures in High School, held at the Prof. Argentina Pereira State School of Integral High School, in Bragança, Pará. The study was conducted in a firstyear high school group, composed mainly of student from the countryside. The pedagogical proposal chosen was to work on the theme “manioc flour”, due to its social, cultural and economic relevance in the North region. Using the textual genre glossary, the objective for the lesson plan was to promote literacy and value the local culture, allowing students to become protagonists in the construction of knowledge. The theoretical foundation was based on some contributions of scholars, such as: Luiz Antônio Marcuschi (1996,2004), Kleiman (2005, 2007), Elias Rodrigues (2015), Pimenta and Lima (2008), among others. From the methodological point f view, a qualitative approach was adopted, based on the use of participants observation and field journal (Prodanov; Freitas, 2013). The results showed the active participation of the students, evidencing their pride in the transmission of knowledge and tradition and the feeling of belonging to the countryside. The importance of the internship in professional training is also highlighted, emphasizing the need for pedagogical practices adapted to the reality and social context of the students. |
author_additional |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
author_additionalStr |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
format |
Artigo |
author |
QUEIROZ, Keise Samanda Lima |
author2 |
QUADROS, Suzane de Oliveira |
author2Str |
QUADROS, Suzane de Oliveira |
title |
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
title_short |
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
title_full |
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
title_fullStr |
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
title_sort |
estágio supervisionado iv: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento. |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7207 |
_version_ |
1829093072296738816 |
score |
11.753896 |