Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA

This work is a study about Mathematics in the daily life of students in the seventh year of Elementary School in a public school in the city of Capanema/PA. We seek to contribute to the teaching and learning process through the four fundamental operations and problem solving, providing the student w...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Kelly Louise Costa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7218
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7218
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72182024-09-18T03:03:17Z A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA SILVA, Kelly Louise Costa da BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros http://lattes.cnpq.br/2901548863922915 Operações Fundamentais Matemática Ensino Aprendizagem Cotidiano Core Operations Mathematics Teaching Learning Daily CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work is a study about Mathematics in the daily life of students in the seventh year of Elementary School in a public school in the city of Capanema/PA. We seek to contribute to the teaching and learning process through the four fundamental operations and problem solving, providing the student with not only manipulate symbols and numbers, but conduct it in such a way that it is able to perform interpretation, understanding and development of logical reasoning, in order to build in the interlocutor the ability correlated to their everyday knowledge. Aiming to identify the causes that lead students to have learning difficulties in Mathematics content, a fact that prevents continuity in the teaching and learning process in Mathematics, in relation to their practices and contexts of their day-today reality, using It uses the four fundamental operations of mathematics as a valid tool that achieves good learning results in the students of this 7th grade class. This research is based on qualitative research. As a result, teachers need to be in continuous search for pedagogical practices that relate to the student's daily life, making use of coherent techniques in the process of teaching and learning mathematics content. Este trabalho é um estudo sobre a Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA buscamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio das quatro operações fundamentais e resolução de problemas, proporcionando ao aluno não apenas manipular símbolos e números, mas conduzi-lo de maneira que ele consiga fazer interpretação, compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo a construir no interlocutor a capacidade correlacionada aos seus conhecimentos do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado nos conteúdos de Matemáticas, fato que impede a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, em relacionados com suas práticas e contextos da realidade do seu dia a dia, utilizando-se das quatro operações fundamentais da matemática como ferramenta válida que alcance bons resultados na aprendizagem nos alunos dessa turma do 7º ano. Esta pesquisa pauta-se na pesquisa qualitativa. Como resultado o(a)s professor(a)s precisam estar em contínua busca de práticas pedagógicas que se relacionem com cotidiano do aluno(as), fazendo uso de técnicas coerentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática. 2024-09-17T20:41:43Z 2024-09-17T20:41:43Z 2024-06-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Kelly Louise Costa da. A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7218. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7218 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Operações Fundamentais
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Cotidiano
Core Operations
Mathematics
Teaching
Learning
Daily
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Operações Fundamentais
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Cotidiano
Core Operations
Mathematics
Teaching
Learning
Daily
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Kelly Louise Costa da
A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
topic_facet Operações Fundamentais
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Cotidiano
Core Operations
Mathematics
Teaching
Learning
Daily
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work is a study about Mathematics in the daily life of students in the seventh year of Elementary School in a public school in the city of Capanema/PA. We seek to contribute to the teaching and learning process through the four fundamental operations and problem solving, providing the student with not only manipulate symbols and numbers, but conduct it in such a way that it is able to perform interpretation, understanding and development of logical reasoning, in order to build in the interlocutor the ability correlated to their everyday knowledge. Aiming to identify the causes that lead students to have learning difficulties in Mathematics content, a fact that prevents continuity in the teaching and learning process in Mathematics, in relation to their practices and contexts of their day-today reality, using It uses the four fundamental operations of mathematics as a valid tool that achieves good learning results in the students of this 7th grade class. This research is based on qualitative research. As a result, teachers need to be in continuous search for pedagogical practices that relate to the student's daily life, making use of coherent techniques in the process of teaching and learning mathematics content.
author_additional BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
author_additionalStr BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Kelly Louise Costa da
title A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
title_short A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
title_full A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
title_fullStr A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
title_full_unstemmed A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
title_sort matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de capanema/pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7218
_version_ 1829093083170471936
score 11.753896