Artigo

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física

Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabili...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Matheus Machado
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7282
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7282
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72822024-10-03T03:02:49Z ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física MORAES, Matheus Machado ROCHA, Adriano Aparecido Soares da http://lattes.cnpq.br/5639554397709721 estatística e probabilidade educação física interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade. 2024-10-02T17:20:45Z 2024-10-02T17:20:45Z 2024-05-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MORAES, Matheus Machado. ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física. Orientador: Adriano Aparecido Soares da Rocha. 2024. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7282. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7282 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic estatística e probabilidade
educação física
interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle estatística e probabilidade
educação física
interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
MORAES, Matheus Machado
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
topic_facet estatística e probabilidade
educação física
interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade.
author_additional ROCHA, Adriano Aparecido Soares da
author_additionalStr ROCHA, Adriano Aparecido Soares da
format Artigo
author MORAES, Matheus Machado
title ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
title_short ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
title_full ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
title_fullStr ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
title_full_unstemmed ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
title_sort estatÍstica e probabilidade para alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7282
_version_ 1829093094884114432
score 11.753735