/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática
O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada...
Autor principal: | ASSUNÇÂO, Lucas Lopes |
---|---|
Outros Autores: | MORAES, Luis Fernando Sá |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7293 |
Resumo: |
---|
O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas
de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de
trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá
2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em
três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior
(UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto
desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de
estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de
questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os
resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina
tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades
implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em
sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela
maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o
aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de
professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática.
A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar,
facilitando a compreensão dos alunos. |