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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aspectos históricos, construtivos e conceituais da educação matemática crítica.
A educação matemática crítica não é uma vertente (da educação matemática) que se ocupa de novas metodologias de ensino ou de conteúdos programáticos inéditos, mas dos papéis sociopolíticos da educação matemática. Neste trabalho, através de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico, objetiva-se des...
Autor principal: | VILHENA, Lorena Amador |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7332 |
Resumo: |
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A educação matemática crítica não é uma vertente (da educação matemática) que se ocupa de novas metodologias de ensino ou de conteúdos programáticos inéditos, mas dos papéis sociopolíticos da educação matemática. Neste trabalho, através de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico, objetiva-se descrever as circunstâncias históricas e ideológicas que favoreceram o surgimento da educação matemática crítica, além de apresentar sua concepção pela perspectiva do educador matemático Ole Skovsmose. Como resultado, temse que o apoio dado à racionalidade matemática, surgido a partir de contribuições (matemáticas) para a ciência e para a tecnologia na era moderna, colocou tal racionalidade em uma posição hegemônica. A educação matemática crítica preocupa-se com os efeitos gerados por ações, no contexto da globalização, fundamentadas na matemática. Por fim, temse que a educação matemática crítica pode atuar como formadora de indivíduos críticos e reflexivos quanto às manifestações da matemática no mundo contemporâneo. |