/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, ou...
Autor principal: | OLIVEIRA, Higor Lameira de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7347 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73472024-10-15T03:02:49Z As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal OLIVEIRA, Higor Lameira de MORAES, Jones Souza http://lattes.cnpq.br/5378200116050651 https://orcid.org/0000-0001-9328-5591 Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, our study question is: What are the possible contributions that supervised internship subjects can bring to the training and teaching practice of Mathematics graduates? For this, as a theoretical contribution, we rely on Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Brave; Bertini and Morais (2017); and Itale Luciane Cericato (2016). These authors understand the classroom as a space for dialogue, teaching practice and the construction of the teacher's identity. Regarding the development of this study, we opted for qualitative research, as we understand this as a fluid medium, which is dedicated to interpreting and understanding the results in a flexible way. Thus, we carried out interviews with future teachers, these undergraduates at UFPA, Castanhal campus, in order to understand, through these interviewees' narratives, how they conceive the Supervised Internship discipline in the training of undergraduate students in Mathematics. In our conclusions, the interpretation of the interviews shows us that the Supervised Internship discipline is of utmost importance for future teachers, and is therefore essential for undergraduate courses. Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura. 2024-10-14T21:18:04Z 2024-10-14T21:18:04Z 2023-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Higor Lameira de. As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA OLIVEIRA, Higor Lameira de As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
topic_facet |
Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide
in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA,
Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other
questions that drove us to write this research, our study question is: What are the
possible contributions that supervised internship subjects can bring to the training and
teaching practice of Mathematics graduates? For this, as a theoretical contribution, we
rely on Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Brave; Bertini and Morais (2017);
and Itale Luciane Cericato (2016). These authors understand the classroom as a
space for dialogue, teaching practice and the construction of the teacher's identity.
Regarding the development of this study, we opted for qualitative research, as we
understand this as a fluid medium, which is dedicated to interpreting and
understanding the results in a flexible way. Thus, we carried out interviews with future
teachers, these undergraduates at UFPA, Castanhal campus, in order to understand,
through these interviewees' narratives, how they conceive the Supervised Internship
discipline in the training of undergraduate students in Mathematics. In our conclusions,
the interpretation of the interviews shows us that the Supervised Internship discipline
is of utmost importance for future teachers, and is therefore essential for
undergraduate courses. |
author_additional |
MORAES, Jones Souza |
author_additionalStr |
MORAES, Jones Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Higor Lameira de |
title |
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
title_short |
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
title_full |
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
title_fullStr |
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
title_full_unstemmed |
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
title_sort |
as contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em matemática da ufpa/campus castanhal |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347 |
_version_ |
1829093042536054784 |
score |
11.753735 |