Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal

This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, ou...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Higor Lameira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7347
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73472024-10-15T03:02:49Z As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal OLIVEIRA, Higor Lameira de MORAES, Jones Souza http://lattes.cnpq.br/5378200116050651 https://orcid.org/0000-0001-9328-5591 Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, our study question is: What are the possible contributions that supervised internship subjects can bring to the training and teaching practice of Mathematics graduates? For this, as a theoretical contribution, we rely on Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Brave; Bertini and Morais (2017); and Itale Luciane Cericato (2016). These authors understand the classroom as a space for dialogue, teaching practice and the construction of the teacher's identity. Regarding the development of this study, we opted for qualitative research, as we understand this as a fluid medium, which is dedicated to interpreting and understanding the results in a flexible way. Thus, we carried out interviews with future teachers, these undergraduates at UFPA, Castanhal campus, in order to understand, through these interviewees' narratives, how they conceive the Supervised Internship discipline in the training of undergraduate students in Mathematics. In our conclusions, the interpretation of the interviews shows us that the Supervised Internship discipline is of utmost importance for future teachers, and is therefore essential for undergraduate courses. Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura. 2024-10-14T21:18:04Z 2024-10-14T21:18:04Z 2023-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Higor Lameira de. As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Identidade docente
Supervised internship
Teaching identity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Estágio supervisionado
Identidade docente
Supervised internship
Teaching identity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
OLIVEIRA, Higor Lameira de
As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
topic_facet Estágio supervisionado
Identidade docente
Supervised internship
Teaching identity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, our study question is: What are the possible contributions that supervised internship subjects can bring to the training and teaching practice of Mathematics graduates? For this, as a theoretical contribution, we rely on Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Brave; Bertini and Morais (2017); and Itale Luciane Cericato (2016). These authors understand the classroom as a space for dialogue, teaching practice and the construction of the teacher's identity. Regarding the development of this study, we opted for qualitative research, as we understand this as a fluid medium, which is dedicated to interpreting and understanding the results in a flexible way. Thus, we carried out interviews with future teachers, these undergraduates at UFPA, Castanhal campus, in order to understand, through these interviewees' narratives, how they conceive the Supervised Internship discipline in the training of undergraduate students in Mathematics. In our conclusions, the interpretation of the interviews shows us that the Supervised Internship discipline is of utmost importance for future teachers, and is therefore essential for undergraduate courses.
author_additional MORAES, Jones Souza
author_additionalStr MORAES, Jones Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Higor Lameira de
title As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
title_short As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
title_full As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
title_fullStr As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
title_full_unstemmed As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
title_sort as contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em matemática da ufpa/campus castanhal
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347
_version_ 1829093042536054784
score 11.753735