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Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense

The use of informal spaces has been used by elementary school teachers because these environments allow students to learn in a practical and experimental way, develop social skills, and encourage creativity and innovation. This research analyzes the use of informal spaces based on the conceptions an...

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Autor principal: OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7352
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73522024-10-21T21:51:00Z Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense Non-formal spaces in the pedagogical practice of Science teachers in the municipalities of Primavera and Quatipuru - Northeast of Pará OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de FREITAS, Lilliane Miranda http://lattes.cnpq.br/8110174127325055 https://orcid.org/0000-0003-2935-1309 Ensino de Ciências Formação de professores Ambientes educativos Science teaching Teacher training Educational environments CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The use of informal spaces has been used by elementary school teachers because these environments allow students to learn in a practical and experimental way, develop social skills, and encourage creativity and innovation. This research analyzes the use of informal spaces based on the conceptions and experiences of teachers from the state of Pará, Brazil. The investigation was developed through the application of a questionnaire to six science teachers working in the municipalities of Primavera and Quatipuru, located in the northeast of the state of Pará. As a result, we found that despite the recognition that the use of informal spaces contributes to the strengthening of teaching and student learning, this teaching practice is still a challenge for teachers working in these municipalities due to some difficulties faced, such as: releasing students to take classes in informal spaces, the incentive to carry out this teaching practice, gaps in initial and continuing education; and also difficulties with transportation. Although this teaching method presents some obstacles, teachers consider the use of non-formal spaces to be essential to contribute to the teaching and learning of students and also consider that they provide aspects that facilitate contextualized pedagogical practices in the Science discipline. O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia. 2024-10-17T19:31:02Z 2024-10-17T19:31:02Z 2024-09-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de. Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense. Orientadora: Lilliane Miranda Freitas. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciada em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7352. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7352 Acesso Aberto
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