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Artigo
Dengue: um estado da arte acerca dos aspectos epidemiológicos, ações preventivas e diagnóstico em trabalhos publicados nos anos 2018-2021
Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo geral: Realizar u...
Autor principal: | RODRIGUES, Rosely do Socorro dos Santos |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7364 |
Resumo: |
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Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco
de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos
aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo
geral: Realizar um mapeamento no banco de dados da CAPES identificando trabalhados
publicados entre os anos 2020 a 2021 acerca da dengue, para tanto, identificando as
interrelações entre as pesquisas realizadas e o campo educacional. Enquanto que os objetivos
específicos enveredam por: a) analisar os trabalhos encontrados, verificando as categorias:
ações preventivas, sintomas e diagnósticos; b) compreender a base epistêmica sobre a qual tais
produções firmam seus discursos sobre a arbovirose e c) investigar de que forma os estudos
acerca da dengue estão interligados com o campo educacional. Tal levantamento deu
visibilidade a 10 (dez) produções que de modo geral pontuam questões referentes aos aspectos
epidemiológicos, sintomatologia e diagnóstico, perpassando ainda pelo viés socioeducativo
proposto pelas ações preventivas. A partir das análises realizadas contextualiza-se que a dengue
constitui-se enquanto um sério problema de saúde pública, associado a diferentes contextos de
análises, tais como: fatores ambientais, questões de saneamento, educação ambiental, dentre
outras, e justamente por isso a análise desta arbovirose necessita partir de uma perspectiva
transdisciplinar3
, dialogando com diversas áreas do conhecimento. |