/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais
The work aims to analyze the conceptions of graduates of the Licentiate Degree in Natural Sciences, at the Federal University of Pará, Tocantins-Cametá campus, Oeiras do Pará pole, regarding their academic training under the Supervised Internship. For this, we resorted to the qualitative resea...
Autor principal: | SILVA, Werlen |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7370 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7370 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73702024-10-24T03:02:31Z O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais SILVA, Werlen SILVA E SILVA, Franciane da http://lattes.cnpq.br/3584784027082635 https://orcid.org/0000-0003-1571-8296 Estágio Supervisionado Teoria e Prática Formação de Professores Supervised Internship Theory and Practice Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS The work aims to analyze the conceptions of graduates of the Licentiate Degree in Natural Sciences, at the Federal University of Pará, Tocantins-Cametá campus, Oeiras do Pará pole, regarding their academic training under the Supervised Internship. For this, we resorted to the qualitative research approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), and the foundations of descriptive research (GIL, 2008). For data collection we used the collective interview technique “Focal Group” (GATTI, 2005), with eleven trainees, analyzed from the perspective of Textual Discursive Analysis (MORAES, 2003). Future Science teachers highlight the importance of the internship in their formative trajectories and the difficulty encountered in discerning teaching theories in practice. Most of the interns' conceptions are linked to the internship view as the practical part of training. They confessed some difficulties they had during the processes, which reveal insecurity in their teaching practices. However, it is noteworthy that they have a reflective sense, something necessary for pedagogical actions. The internship is a great ally for science graduates, given that science education is democratically linked to the development of critical citizens, teaching must consist of inter and multidisciplinary activities, the teacher has a fundamental role to consolidate these perspectives. O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas. 2024-10-23T12:14:30Z 2024-10-23T12:14:30Z 2021-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Werlen. O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais. Orientadora: Franciane da Silva e Silva. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Oeiras do Pará, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7370. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7370 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio Supervisionado Teoria e Prática Formação de Professores Supervised Internship Theory and Practice Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Teoria e Prática Formação de Professores Supervised Internship Theory and Practice Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SILVA, Werlen O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Teoria e Prática Formação de Professores Supervised Internship Theory and Practice Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
The work aims to analyze the conceptions of graduates of the Licentiate Degree in Natural
Sciences, at the Federal University of Pará, Tocantins-Cametá campus, Oeiras do Pará pole,
regarding their academic training under the Supervised Internship. For this, we resorted to the
qualitative research approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), and the foundations of descriptive
research (GIL, 2008). For data collection we used the collective interview technique “Focal
Group” (GATTI, 2005), with eleven trainees, analyzed from the perspective of Textual
Discursive Analysis (MORAES, 2003). Future Science teachers highlight the importance of
the internship in their formative trajectories and the difficulty encountered in discerning
teaching theories in practice. Most of the interns' conceptions are linked to the internship view
as the practical part of training. They confessed some difficulties they had during the
processes, which reveal insecurity in their teaching practices. However, it is noteworthy that
they have a reflective sense, something necessary for pedagogical actions. The internship is a
great ally for science graduates, given that science education is democratically linked to the
development of critical citizens, teaching must consist of inter and multidisciplinary activities,
the teacher has a fundamental role to consolidate these perspectives. |
author_additional |
SILVA E SILVA, Franciane da |
author_additionalStr |
SILVA E SILVA, Franciane da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Werlen |
title |
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
title_short |
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
title_full |
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
title_fullStr |
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
title_sort |
o estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7370 |
_version_ |
1829093101491191808 |
score |
11.753896 |