Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco

The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practic...

ver descrição completa

Autor principal: SOUTO, Maria Raimunda Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7410
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74102024-11-08T03:02:46Z AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco SOUTO, Maria Raimunda Ferreira MATOS, Cleide Carvalho de http://lattes.cnpq.br/8533815869369392 https://orcid.org/0000-0003-3229-9441 avaliação prática pedagógica aprendizagem evaluation pedagogical practice learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practice. We ask how teachers evaluate the teaching and learning process of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho? The theoretical reference anchored in Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), among others that approach the evaluation of learning. Data collection was performed through the questionnaire. We conclude that reflexive analyzes of teachers are carried out spontaneously through observations and the accomplishment of diagnoses about students 'previous knowledge, the evaluation is conceived as a continuous process and aims at students' learning. A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes. 2024-11-07T14:54:35Z 2024-11-07T14:54:35Z 2018-09-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUTO, Maria Raimunda Ferreira. Avaliação como instrumento de aprendizagem : 1º ano do ciclo do ensino fundamental. Orientadora: Cleide Carvalho de Matos. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic avaliação
prática pedagógica
aprendizagem
evaluation
pedagogical practice
learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle avaliação
prática pedagógica
aprendizagem
evaluation
pedagogical practice
learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
SOUTO, Maria Raimunda Ferreira
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
topic_facet avaliação
prática pedagógica
aprendizagem
evaluation
pedagogical practice
learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practice. We ask how teachers evaluate the teaching and learning process of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho? The theoretical reference anchored in Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), among others that approach the evaluation of learning. Data collection was performed through the questionnaire. We conclude that reflexive analyzes of teachers are carried out spontaneously through observations and the accomplishment of diagnoses about students 'previous knowledge, the evaluation is conceived as a continuous process and aims at students' learning.
author_additional MATOS, Cleide Carvalho de
author_additionalStr MATOS, Cleide Carvalho de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUTO, Maria Raimunda Ferreira
title AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
title_short AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
title_full AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
title_fullStr AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
title_sort avaliaÇÃo como instrumento de aprendizagem: o 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410
_version_ 1829093105288085504
score 11.753896