/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practic...
Autor principal: | SOUTO, Maria Raimunda Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7410 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74102024-11-08T03:02:46Z AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco SOUTO, Maria Raimunda Ferreira MATOS, Cleide Carvalho de http://lattes.cnpq.br/8533815869369392 https://orcid.org/0000-0003-3229-9441 avaliação prática pedagógica aprendizagem evaluation pedagogical practice learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practice. We ask how teachers evaluate the teaching and learning process of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho? The theoretical reference anchored in Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), among others that approach the evaluation of learning. Data collection was performed through the questionnaire. We conclude that reflexive analyzes of teachers are carried out spontaneously through observations and the accomplishment of diagnoses about students 'previous knowledge, the evaluation is conceived as a continuous process and aims at students' learning. A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes. 2024-11-07T14:54:35Z 2024-11-07T14:54:35Z 2018-09-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUTO, Maria Raimunda Ferreira. Avaliação como instrumento de aprendizagem : 1º ano do ciclo do ensino fundamental. Orientadora: Cleide Carvalho de Matos. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
avaliação prática pedagógica aprendizagem evaluation pedagogical practice learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
avaliação prática pedagógica aprendizagem evaluation pedagogical practice learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM SOUTO, Maria Raimunda Ferreira AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
topic_facet |
avaliação prática pedagógica aprendizagem evaluation pedagogical practice learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
description |
The general purpose of this research was to analyze the practice of teachers as evaluators in the process of teaching and learning of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho. We take as focus of analysis the teachers and the evaluation methods instituted in pedagogical practice. We ask how teachers evaluate the teaching and learning process of students in the first year of elementary school Lindalva Pinho? The theoretical reference anchored in Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), among others that approach the evaluation of learning. Data collection was performed through the questionnaire. We conclude that reflexive analyzes of teachers are carried out spontaneously through observations and the accomplishment of diagnoses about students 'previous knowledge, the evaluation is conceived as a continuous process and aims at students' learning. |
author_additional |
MATOS, Cleide Carvalho de |
author_additionalStr |
MATOS, Cleide Carvalho de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUTO, Maria Raimunda Ferreira |
title |
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
title_short |
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
title_full |
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
title_sort |
avaliaÇÃo como instrumento de aprendizagem: o 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7410 |
_version_ |
1829093105288085504 |
score |
11.753896 |