Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA

This study aims to follow the work of teachers in groups that have autistic students included in the Municipal School of Elementary Education Francisco Chagas da Silva in the city of Curralinho / PA, aiming to make surveys about the methodologies used, difficulties encountered and the relationship b...

ver descrição completa

Autor principal: ROMERO, Dieckson Miranda
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7418
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7418
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74182024-11-12T03:02:51Z TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA ROMERO, Dieckson Miranda GONÇALVES, Arlete Marinho http://lattes.cnpq.br/7435727268429237 https://orcid.org/0000-0001-8194-3622 Transtorno do Espectro Autista Sala Regular Estratégias Autism Spectrum Disorder Regular Class Strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This study aims to follow the work of teachers in groups that have autistic students included in the Municipal School of Elementary Education Francisco Chagas da Silva in the city of Curralinho / PA, aiming to make surveys about the methodologies used, difficulties encountered and the relationship between with the autistic student. Qualitative research was based on Bogdan and Biklen (1994), where ethnographic techniques were used, according to André (2012). The analysis of the data obtained in the interviews, questionnaires and logbooks were made taking into consideration Bardin (2011). With this, it is noticed that the way teachers develop their classroom activities with the autistic are based on expository classes in which the students of the class participate in a constant way and that has very positive result for the students' learning, as well as to the relationship between these autistic students and their schoolmates, who come to have a new opinion during the daily school life. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas de atuação dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Chagas da Silva no município de Curralinho/PA, em uma sala “regular” com aluno autista, pois Autismo é um transtorno que se caracteriza por diferenciações no comportamento do sujeito, principalmente na área de comunicação e das interações sociais desde os primeiro anos de vida. A pesquisa é de cunho qualitativo. Buscou utilizar técnicas aproximadas da etnografia, obtidos nas entrevistas e diários de bordo. A análise dos dados foi feita levando em consideração a análise semântica de Bardin (2011). Com isso, percebeu-se que a forma coma a professora desenvolveu suas atividades em sala de aula com o autista são baseados em aulas expositivas em que os alunos da turma participam de forma constante, no entanto ainda há falta de compreensão em se trabalhar com o aluno autista a partir do conhecimento do aluno e de seus interesses. A relação dos alunos autistas com os colegas de escola ainda é restrita, pela falta de conhecimento das especificidades do aluno TEA, em especial quando o aluno estereotipo. 2024-11-11T19:24:34Z 2024-11-11T19:24:34Z 2019-10-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROMERO, Dieckson Miranda. Transtorno do Espectro Autista - TEA : estratégias usadas pelos professores na sala de aula regular com alunos na Escola Francisco Chagas da Silva Orientadora: Arlete Marinho Gonçalves. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7418. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7418 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Transtorno do Espectro Autista
Sala Regular
Estratégias
Autism Spectrum Disorder
Regular Class
Strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista
Sala Regular
Estratégias
Autism Spectrum Disorder
Regular Class
Strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
ROMERO, Dieckson Miranda
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
topic_facet Transtorno do Espectro Autista
Sala Regular
Estratégias
Autism Spectrum Disorder
Regular Class
Strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This study aims to follow the work of teachers in groups that have autistic students included in the Municipal School of Elementary Education Francisco Chagas da Silva in the city of Curralinho / PA, aiming to make surveys about the methodologies used, difficulties encountered and the relationship between with the autistic student. Qualitative research was based on Bogdan and Biklen (1994), where ethnographic techniques were used, according to André (2012). The analysis of the data obtained in the interviews, questionnaires and logbooks were made taking into consideration Bardin (2011). With this, it is noticed that the way teachers develop their classroom activities with the autistic are based on expository classes in which the students of the class participate in a constant way and that has very positive result for the students' learning, as well as to the relationship between these autistic students and their schoolmates, who come to have a new opinion during the daily school life.
author_additional GONÇALVES, Arlete Marinho
author_additionalStr GONÇALVES, Arlete Marinho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROMERO, Dieckson Miranda
title TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
title_short TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
title_full TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
title_fullStr TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
title_sort transtorno do espectro autista-tea: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na escola francisco chagas da silva – curralinho - pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7418
_version_ 1829093106547425280
score 11.753896