Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro

The present research narrates the process of an artist and a teacher´s education and training at the Theater Education undergraduate course from the Federal University of Para (UFPA). Life and artistic experiences deal mutually between individual and collective memories. This work is underpinned the...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Maurilo Almeida da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/743
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-743
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7432019-10-08T15:33:59Z Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro SILVA, Maurilo Almeida da BEZERRA, José Denis de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9404514273838260 Teatro - Formação do professor Memória autobiográfica Atores - Formação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO The present research narrates the process of an artist and a teacher´s education and training at the Theater Education undergraduate course from the Federal University of Para (UFPA). Life and artistic experiences deal mutually between individual and collective memories. This work is underpinned theoretically by Le Goff studies on memory (1990); by Cohen on performance (2013); by Boal on theater (2007), and also Rangel´s approach on artistic processes (2009). In this way, the investigation carried out on this work demonstrates the possibility of a broaden approach about means of creation in art/theater under a dialogue between life and art, while creating or re-visiting experiences that value the meeting of those points of knowledge. We emphasize the importance of a research that values and makes possible those transversalities, because it shows spaces for voices that were silenced by time, by places and also by diverse social processes which we are inserted. A presente pesquisa tem por finalidade narrar o processo de construção de um artista professor formado pelo curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Parte das experiências de vida e com as linguagens artísticas, para mostrar um trajeto entrecruzado pelas memórias individuais e coletivas. Para tanto, este trabalho estabeleceu como caminho teórico-metodológico os estudos da memória, a partir dos conceitos apresentados por Le Goff (1990); dos estudos da performance, apresentados por Cohen (2013); e nos estudos do teatro, na perspectiva de Boal (2007), e na construção de processos artísticos, abordado por Rangel (2009). Dessa maneira, as investigações realizadas durante este trabalho tiveram como resultados a abertura de possibilidades de criação em arte/teatro em diálogo com as itinerâncias na vida e na arte, ao criar ou revisitar experiências que valorizem o encontro desses pontos de conhecimento. Portanto, ressaltamos a importância de pesquisas que valorizem e possibilitem essas transversalidades, porque elas caminhos espaços para vozes silenciadas pelo tempo, pelo espaço e pelos diversos processos sociais nos quais estamos inseridos. 2018-09-28T13:13:23Z 2018-09-28T13:13:23Z 2017-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Maurilo Almeida da. Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro. Orientador: José Denis de Oliveira Bezerra. 2017. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/743. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/743 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teatro - Formação do professor
Memória autobiográfica
Atores - Formação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Teatro - Formação do professor
Memória autobiográfica
Atores - Formação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
SILVA, Maurilo Almeida da
Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
topic_facet Teatro - Formação do professor
Memória autobiográfica
Atores - Formação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The present research narrates the process of an artist and a teacher´s education and training at the Theater Education undergraduate course from the Federal University of Para (UFPA). Life and artistic experiences deal mutually between individual and collective memories. This work is underpinned theoretically by Le Goff studies on memory (1990); by Cohen on performance (2013); by Boal on theater (2007), and also Rangel´s approach on artistic processes (2009). In this way, the investigation carried out on this work demonstrates the possibility of a broaden approach about means of creation in art/theater under a dialogue between life and art, while creating or re-visiting experiences that value the meeting of those points of knowledge. We emphasize the importance of a research that values and makes possible those transversalities, because it shows spaces for voices that were silenced by time, by places and also by diverse social processes which we are inserted.
author_additional BEZERRA, José Denis de Oliveira
author_additionalStr BEZERRA, José Denis de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Maurilo Almeida da
title Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
title_short Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
title_full Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
title_fullStr Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
title_full_unstemmed Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
title_sort corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/743
_version_ 1787154575384379392
score 11.753896