Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio

This work presents an didactic proposal for teaching Physics in high school, utilizing animations developed through the Manim library in the Python programming language. The central challenge of the study lies in the difficulty students face in visualizing and understanding abstract concepts in Phys...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA SOBRINHO, Fábio José de
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7520
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7520
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75202024-12-11T03:02:26Z Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio SOUSA SOBRINHO, Fábio José de CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0867987653882344 Ensino de Física Programação Python Animações Physics teaching Programming Animations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL This work presents an didactic proposal for teaching Physics in high school, utilizing animations developed through the Manim library in the Python programming language. The central challenge of the study lies in the difficulty students face in visualizing and understanding abstract concepts in Physics using traditional methods, especially in a context where there is little integration of digital technologies in classrooms. The research was conducted in two classes of 2nd and 3rd-year high school students, totaling 31 learners, at Colégio Aspecto, located in Ananindeua, Pará. The methodology involved administering questionnaires to assess students' perceptions of using programming in Physics classes, comparing the effectiveness of traditional teaching methods with the use of interactive animations. The main contributions of integrating Information and Communication Technologies (ICT) in teaching Physics include the introduction of animations as a pedagogical tool to facilitate the visualization of physical concepts, promoting greater student engagement and cognitive development. The results indicated that animations were essential for improving content comprehension, making lessons more dynamic and accessible. As a key outcome, students reported an increase in interest and engagement with the use of programming, highlighting the role of animations in facilitating the learning of complex concepts in Physics. Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física. 2024-12-10T19:09:55Z 2024-12-10T19:09:55Z 2024-12-04 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia SOUSA SOBRINHO, Fábio José de. Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio. Orientador: Francisco das Chagas de Oliveira Cacela Filho. 2024. 47 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7520. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7520 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de Física
Programação
Python
Animações
Physics teaching
Programming
Animations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Ensino de Física
Programação
Python
Animações
Physics teaching
Programming
Animations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
SOUSA SOBRINHO, Fábio José de
Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
topic_facet Ensino de Física
Programação
Python
Animações
Physics teaching
Programming
Animations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description This work presents an didactic proposal for teaching Physics in high school, utilizing animations developed through the Manim library in the Python programming language. The central challenge of the study lies in the difficulty students face in visualizing and understanding abstract concepts in Physics using traditional methods, especially in a context where there is little integration of digital technologies in classrooms. The research was conducted in two classes of 2nd and 3rd-year high school students, totaling 31 learners, at Colégio Aspecto, located in Ananindeua, Pará. The methodology involved administering questionnaires to assess students' perceptions of using programming in Physics classes, comparing the effectiveness of traditional teaching methods with the use of interactive animations. The main contributions of integrating Information and Communication Technologies (ICT) in teaching Physics include the introduction of animations as a pedagogical tool to facilitate the visualization of physical concepts, promoting greater student engagement and cognitive development. The results indicated that animations were essential for improving content comprehension, making lessons more dynamic and accessible. As a key outcome, students reported an increase in interest and engagement with the use of programming, highlighting the role of animations in facilitating the learning of complex concepts in Physics.
author_additional CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira
author_additionalStr CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author SOUSA SOBRINHO, Fábio José de
title Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
title_short Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
title_full Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
title_fullStr Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
title_sort integração de animações em python no ensino de física: um estudo sobre tecnologias multimídia no ensino médio
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7520
_version_ 1829093126383337472
score 11.753735