Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.

The present text aims to analyze the contributions/reflections of hacker education in the teacher training process based on the previous survey on remote teaching at the Federal University of Pará/Campus de Breves. The guiding question of the research was to understand what the contribution of hacke...

ver descrição completa

Autor principal: BARATINHA, Amanda dos Santos
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7521
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7521
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75212024-12-11T03:02:24Z VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente. BARATINHA, Amanda dos Santos RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1573942492848983 https://orcid.org/0000-0001-5721-2926 Educação Hacker Formação Docente Ensino Remoto Hacker Education Teacher Training Remote Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present text aims to analyze the contributions/reflections of hacker education in the teacher training process based on the previous survey on remote teaching at the Federal University of Pará/Campus de Breves. The guiding question of the research was to understand what the contribution of hacker education is to teacher training? Thus, literature review and documentary research were used as research instruments. As a contribution to the literature review, the following theorists were used: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), and Joye, Moreira and Rocha (2020). In the documentary research, two reports were used, prepared in 2020, on the limits and possibilities of remote teaching in the context of the Marajó-Breves Campus. Finally, it is concluded that hacker education can instigate teacher training from the perspective of hacker ethics, which is fundamental for a society of creative, innovative and proactive subjects. O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições/reflexões da educação hacker no processo de formação docente a partir do levantamento prévio sobre o ensino remoto na Universidade Federal do Pará/Campus de Breves. A questão norteadora da pesquisa foi entender qual a contribuição da educação hacker para a formação de professores? Dessa forma, se utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura e a pesquisa documental. Como aporte para a revisão de literatura, utilizou-se os seguintes teóricos: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), e Joye, Moreira e Rocha (2020). Na pesquisa documental, utilizaram-se dois relatórios, elaborados em 2020, sobre os limites e possibilidades do ensino remoto no contexto do Campus do Marajó-Breves. Por fim, conclui-se que a educação hacker pode instigar a formação docente na perspectiva da ética dos hackers, o que é fundamental para uma sociedade de sujeitos criativos, inovadores e proativos. 2024-12-10T19:53:32Z 2024-12-10T19:53:32Z 2021-02-26 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia BARATINHA, Amanda dos Santos. Vamos hackear a educação?: A educação hacker como uma proposta para formação docente. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2021. 28 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7521. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7521 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Hacker
Formação Docente
Ensino Remoto
Hacker Education
Teacher Training
Remote Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação Hacker
Formação Docente
Ensino Remoto
Hacker Education
Teacher Training
Remote Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
BARATINHA, Amanda dos Santos
VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
topic_facet Educação Hacker
Formação Docente
Ensino Remoto
Hacker Education
Teacher Training
Remote Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The present text aims to analyze the contributions/reflections of hacker education in the teacher training process based on the previous survey on remote teaching at the Federal University of Pará/Campus de Breves. The guiding question of the research was to understand what the contribution of hacker education is to teacher training? Thus, literature review and documentary research were used as research instruments. As a contribution to the literature review, the following theorists were used: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), and Joye, Moreira and Rocha (2020). In the documentary research, two reports were used, prepared in 2020, on the limits and possibilities of remote teaching in the context of the Marajó-Breves Campus. Finally, it is concluded that hacker education can instigate teacher training from the perspective of hacker ethics, which is fundamental for a society of creative, innovative and proactive subjects.
author_additional RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira
author_additionalStr RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author BARATINHA, Amanda dos Santos
title VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
title_short VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
title_full VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
title_fullStr VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
title_full_unstemmed VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
title_sort vamos hackear a educaÇÃo?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7521
_version_ 1829093126536429568
score 11.753896