/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA
This Course Conclusion Paper aims to identify the favorable aspects that music, as a pedagogical tool, can provide in the teaching-learning process implemented in a preschool. Based on theoretical sources and experience reports of early childhood education professionals, this research proposed to an...
Autor principal: | MENEZES, Elayne Guimarães Dias |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7531 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7531 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75312024-12-14T03:02:20Z O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA MENEZES, Elayne Guimarães Dias GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral http://lattes.cnpq.br/4564609906147218 música educação infantil processo ensino-aprendizagem music child education teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This Course Conclusion Paper aims to identify the favorable aspects that music, as a pedagogical tool, can provide in the teaching-learning process implemented in a preschool. Based on theoretical sources and experience reports of early childhood education professionals, this research proposed to answer the following main question: "How is music used in pedagogical practices in the daily life of a preschool in the city of Breves-PA?" For its implementation, a qualitative approach was used, based on data collected through the application of questionnaires and research in theoretical productions that support the guiding questions of the study. The questionnaires were applied to 07 (seven) teachers who work in a kindergarten school (Pre-school), located in the urban area of the city of Breves-PA. Thinking about music and its contributions, we concluded in this regard that this tool, in addition to helping the development of various abilities in cognitive, motor and linguistic aspects, helps in the process of socialization of children, in learning content and in living in harmony with each other. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade identificar os aspectos favoráveis que a música, como ferramenta pedagógica, pode proporcionar no processo de ensino-aprendizagem implementado em uma pré-escola. Embasada em fontes teóricas e relatos de experiências de profissionais da educação infantil, esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: “De que forma a música é utilizada em práticas pedagógicas no cotidiano de uma pré-escola do município de Breves-PA?” Para sua implementação, foi utilizada a abordagem qualitativa, fundamentada em dados coletados através da aplicação de questionários e pesquisa em produções teóricas que fundamentam as questões norteadoras do estudo. Os questionários foram aplicados com 07 (sete) professores/as que atuam em uma escola de Educação Infantil (Pré-escola), localizada na área urbana do município de Breves- PA. Concluímos que a música é uma ferramenta que além de auxiliar no desenvolvimento de diversas capacidades nos aspectos cognitivo, motor e linguístico, também ajuda no processo de socialização das crianças, na aprendizagem de conteúdo e a viver em harmonia uns com os outros. 2024-12-13T18:31:56Z 2024-12-13T18:31:56Z 2021-11-23 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MENEZES, Elayne Guimarães Dias. O trabalho pedagógico com a música em uma pré-escola do município de Breves-PA. Orientador: Leonildo Nazareno do Amaral Guedes. 2021. 35 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7531 . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7531 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
música educação infantil processo ensino-aprendizagem music child education teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
música educação infantil processo ensino-aprendizagem music child education teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO MENEZES, Elayne Guimarães Dias O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
topic_facet |
música educação infantil processo ensino-aprendizagem music child education teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This Course Conclusion Paper aims to identify the favorable aspects that music, as a pedagogical tool, can provide in the teaching-learning process implemented in a preschool. Based on theoretical sources and experience reports of early childhood education professionals, this research proposed to answer the following main question: "How is music used in pedagogical practices in the daily life of a preschool in the city of Breves-PA?" For its implementation, a qualitative approach was used, based on data collected through the application of questionnaires and research in theoretical productions that support the guiding questions of the study. The questionnaires were applied to 07 (seven) teachers who work in a kindergarten school (Pre-school), located in the urban area of the city of Breves-PA. Thinking about music and its contributions, we concluded in this regard that this tool, in addition to helping the development of various abilities in cognitive, motor and linguistic aspects, helps in the process of socialization of children, in learning content and in living in harmony with each other. |
author_additional |
GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral |
author_additionalStr |
GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
MENEZES, Elayne Guimarães Dias |
title |
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
title_short |
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
title_full |
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
title_fullStr |
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA |
title_sort |
o trabalho pedagÓgico com a mÚsica em uma prÉ-escola do municÍpio de breves-pa |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7531 |
_version_ |
1829093128091467776 |
score |
11.753735 |