/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos...
Autor principal: | MARTINS, Jéssica Maria Barreto |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7578 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7578 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75782025-01-09T03:03:35Z Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental MARTINS, Jéssica Maria Barreto MENDES, Sandra Karina Barbosa http://lattes.cnpq.br/7531027549313471 Transtorno do déficit de atenção Hiperatividade Estratégias pedagógicas Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos iniciais? Como objetivo geral, definimos analisar estratégias pedagógicas alternativas que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental na qual foram utilizados teóricos como Paulo Mattos (2020), Lourinho (2019), Massalai, Pereira e Coutinho (2024), Oliveira (2020) e Mantoan (2003). Como resultados, identificamos que o TDAH possui como características principais a hiperatividade e falta de atenção, o que dificulta a aprendizagem de diversas crianças nos primeiros anos da escolarizado; observamos, também, a necessidade de os professores terem acesso a formação continuada que os habilite desenvolver métodos alternativos para o trabalho pedagógico junto a criança com TDAH. Além disso, foi possível identificar que atividades ativas, as quais envolvam o aprendizado de forma mais direta e dinâmica, permitem maiores avangos no aprendizado do educando que possui este transtorno. Em conclusão, este artigo infere que mesmo com a complexidade atrelada ao TDAH, é possível promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e significativo para as crianças nos anos iniciais, para tanto, o professor precisa destinar um olhar atento e disponibilidade para entender as especificidades dos alunos, criando estratégias alternativas para atender suas demandas e assim tendo, contribuir para que as crianças com este transtorno consigam se desenvolver de maneira adequada. 2025-01-08T16:57:16Z 2025-01-08T16:57:16Z 2024-06-27 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo MARTINS, Jéssica Maria Barreto. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2024. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7578. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7578 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Transtorno do déficit de atenção Hiperatividade Estratégias pedagógicas Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Transtorno do déficit de atenção Hiperatividade Estratégias pedagógicas Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MARTINS, Jéssica Maria Barreto Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Transtorno do déficit de atenção Hiperatividade Estratégias pedagógicas Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos iniciais? Como objetivo geral, definimos analisar estratégias pedagógicas alternativas que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental na qual foram utilizados teóricos como Paulo Mattos (2020), Lourinho (2019), Massalai, Pereira e Coutinho (2024), Oliveira (2020) e Mantoan (2003). Como resultados, identificamos que o TDAH possui como características principais a hiperatividade e falta de atenção, o que dificulta a aprendizagem de diversas crianças nos primeiros anos da escolarizado; observamos, também, a necessidade de os professores terem acesso a formação continuada que os habilite desenvolver métodos alternativos para o trabalho pedagógico junto a criança com TDAH. Além disso, foi possível identificar que atividades ativas, as quais envolvam o aprendizado de forma mais direta e dinâmica, permitem maiores avangos no aprendizado do educando que possui este transtorno. Em conclusão, este artigo infere que mesmo com a complexidade atrelada ao TDAH, é possível promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e significativo para as crianças nos anos iniciais, para tanto, o professor precisa destinar um olhar atento e disponibilidade para entender as especificidades dos alunos, criando estratégias alternativas para atender suas demandas e assim tendo, contribuir para que as crianças com este transtorno consigam se desenvolver de maneira adequada. |
author_additional |
MENDES, Sandra Karina Barbosa |
author_additionalStr |
MENDES, Sandra Karina Barbosa |
format |
Artigo |
author |
MARTINS, Jéssica Maria Barreto |
title |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7578 |
_version_ |
1829093132485001216 |
score |
11.753896 |