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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA
The analysis of surface defects in the pavements of the Guamá Campus at UFPA used the Pavement Condition Index (PCI) method based on the SHRP (Strategic Highway Research Program) to evaluate pavement conditions and identify key pathologies affecting quality and safety. The objective was to cla...
Autor principal: | AVELAR, Carlos Henrick dos Reis |
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Outros Autores: | FARIAS, Joás Carvalho |
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76042025-01-11T03:02:22Z Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA AVELAR, Carlos Henrick dos Reis FARIAS, Joás Carvalho AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Defeitos em pavimentos flexíveis Índice de condição de pavimento Universidade Federal do Pará Sistema de gerência de pavimentos urbanos Flexible pavement defects Pavement condition index Federal University of Pará Urban pavement management system CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL The analysis of surface defects in the pavements of the Guamá Campus at UFPA used the Pavement Condition Index (PCI) method based on the SHRP (Strategic Highway Research Program) to evaluate pavement conditions and identify key pathologies affecting quality and safety. The objective was to classify sections as ranging from excellent to poor condition, providing a reliable quantitative basis for guiding maintenance and rehabilitation actions. The study is justified by the importance of efficient public resource management, with planned interventions to extend pavement lifespan and ensure user safety. The method included field surveys of visible defects, detailed mapping, and PCI calculations for each section, following SHRP criteria, which consider defect types and severity. The analysis revealed PCI values ranging from 68.33 to 90.83 across the 14 evaluated sections, with an average of 76.13, indicating the need for preventive and corrective repairs to maintain adequate conditions. Recommended interventions range from crack sealing and minor repairs on sections in good condition to more extensive rehabilitations on significantly deteriorated roads. It is concluded that implementing a Pavement Management System (PMS) is essential for proactive maintenance on the university campus. Suggestions for future studies include applying emerging technologies for continuous and automated monitoring of road conditions, allowing for more precise and sustainable planning for university infrastructure. A análise dos defeitos superficiais nos pavimentos do Campus do Guamá da UFPA utilizou o método do Índice de Condição de Pavimento (ICP), baseado no SHRP (Strategic Highway Research Program), para avaliar o estado de conservação das vias e identificar as principais patologias que comprometem a qualidade e segurança. O objetivo foi classificar os trechos entre excelente e péssimo estado, fornecendo uma base quantitativa confiável para guiar ações de manutenção e reabilitação. A justificativa do estudo reside na importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, com intervenções planejadas para prolongar a vida útil dos pavimentos e assegurar a segurança dos usuários. O método incluiu o levantamento em campo dos defeitos visíveis, mapeamento detalhado e cálculo do ICP para cada trecho, conforme os critérios do SHRP, que considera tipos e severidade dos defeitos. A análise mostrou um ICP variando de 68,33 a 90,83 entre os 14 trechos avaliados, com média de 76,13, indicando a necessidade de reparos preventivos e corretivos para manter as condições adequadas. As intervenções recomendadas variam desde selagem de trincas e pequenos reparos nos trechos em bom estado até reabilitações mais amplas nas vias com deterioração acentuada. Conclui-se que a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) é essencial para uma manutenção proativa no campus universitário. Sugestões para futuros estudos incluem a aplicação de tecnologias emergentes para monitoramento contínuo e automatizado das condições viárias, permitindo um planejamento mais preciso e sustentável para a infraestrutura universitária. 2025-01-10T20:20:27Z 2025-01-10T20:20:27Z 2024-11-04 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia AVELAR Carlos Henrick dos Reis; FARIAS, Joás Carvalho. Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2025. 63 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7604. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7604 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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providing a reliable quantitative basis for guiding maintenance and rehabilitation actions. The
study is justified by the importance of efficient public resource management, with planned
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SHRP criteria, which consider defect types and severity. The analysis revealed PCI values
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