Artigo

Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia

This article sought to identify the main difficulties encountered by students when using BIM software to design an architectural project, making a comparison with CAD technology. Data was collected by applying two questionnaires asking about Revit and AutoCAD and their respective technologies. The q...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7607
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7607
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76072025-01-21T14:58:14Z Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de NEVES, Raisa Rodrigues http://lattes.cnpq.br/7325088893122776 Construção civil Edifícios Projeto arquitetônico Ensino Modelagem da informação da construção Building information modeling CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This article sought to identify the main difficulties encountered by students when using BIM software to design an architectural project, making a comparison with CAD technology. Data was collected by applying two questionnaires asking about Revit and AutoCAD and their respective technologies. The questionnaires were used to analyze the main difficulties encountered by students in migrating from CAD to BIM technology and the difficulties they face when designing projects. It was found that the main difficulties are related to the lack of practicality with the program. Another point that can be seen is that the vast majority of students would adopt BIM software. This problem can be solved by implementing this technology through subjects in the undergraduate curriculum and incentives to use the tool in the learning process. Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado. 2025-01-14T14:06:05Z 2025-01-14T14:06:05Z 2024-11-28 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de. Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia. Orientadora: Raisa Rodrigues Neves. 2024. 10 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7607. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7607 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Construção civil
Edifícios
Projeto arquitetônico
Ensino
Modelagem da informação da construção
Building information modeling
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Construção civil
Edifícios
Projeto arquitetônico
Ensino
Modelagem da informação da construção
Building information modeling
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de
Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
topic_facet Construção civil
Edifícios
Projeto arquitetônico
Ensino
Modelagem da informação da construção
Building information modeling
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This article sought to identify the main difficulties encountered by students when using BIM software to design an architectural project, making a comparison with CAD technology. Data was collected by applying two questionnaires asking about Revit and AutoCAD and their respective technologies. The questionnaires were used to analyze the main difficulties encountered by students in migrating from CAD to BIM technology and the difficulties they face when designing projects. It was found that the main difficulties are related to the lack of practicality with the program. Another point that can be seen is that the vast majority of students would adopt BIM software. This problem can be solved by implementing this technology through subjects in the undergraduate curriculum and incentives to use the tool in the learning process.
author_additional NEVES, Raisa Rodrigues
author_additionalStr NEVES, Raisa Rodrigues
format Artigo
author ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de
title Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
title_short Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
title_full Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
title_fullStr Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
title_full_unstemmed Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
title_sort abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia building information modeling (bim) com foco em engenharia
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7607
_version_ 1829093164836716544
score 11.755432