Artigo

Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento

This article aims to analyze the challenges and possibilities surrounding teaching practice in the literacy process in the Pedagogical Residency Program. The questiono that guided this work was: what are the challenges faced in the literacy process in the Pedagogical Residency Program regarding t...

ver descrição completa

Autor principal: CORRÊA, Rayane Furtado
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7608
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7608
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76082025-01-15T03:02:26Z Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento CORRÊA, Rayane Furtado COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos http://lattes.cnpq.br/3413323530425831 https://orcid.org/0000-0003-3700-5334 Prática docente Alfabetização Letramento Programa residência pedagógica Teoria e Prática Teaching practice Literacy Pedagogical residency program Theory and Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article aims to analyze the challenges and possibilities surrounding teaching practice in the literacy process in the Pedagogical Residency Program. The questiono that guided this work was: what are the challenges faced in the literacy process in the Pedagogical Residency Program regarding teaching practice? In order to achieve the objective and deepen the theme, the article addresses studies and reflections on literacy and literacy based on the works of Soares (2020) and Ferreiro (2020) addressing the psychogenesis of written language, 5 adding to this we seek to bring reflection on theory and practice and teaching practice using authors such as Freire (1996), Libânio (1994), and Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012) to deepen the discussion on praxis. The methodology used to carry out the research is a qualitative approach and the main instrument for collecting information was observations based on the experience at the rural school. The results of the research and experience in the field school generated pertinent reflections on teaching practice in the literacy and literacy process, since in the teaching-learning process of the class under study, the biggest challenge was being able to reach everyone so that they we came to advance our level, and through the Pedagogical Residency Program it was possible to notice advances in the class, using literacy practices in the literacy environment, as they are different, but inseparable, processes. Este artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica. A questão que norteou este trabalho foi: quais os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica acerca da prática docente? No propósito de atingir o objetivo e aprofundar a temática, o artigo aborda estudos e reflexões sobre alfabetização e letramento a partir das obras de Soares (2020) e Ferreiro (2020), abordando a psicogênese da língua oral e escrita, somado a isso busca-se trazer a reflexão sobre teoria e prática e prática docente utilizando autores como Freire (1996), Libânio (1994), e Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012), para aprofundar a discussão sobre a práxis. A metodologia utilizada na realização da pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de informações a observação a partir da vivência na escola campo. Os resultados da pesquisa e da vivência na escola-campo geraram reflexões pertinentes sobre a prática docente no processo de alfabetização e letramento, visto que no, processo de ensino aprendizagem da turma em estudo, o maior desafio era conseguir alcançar a todos de maneira que elas viessem avançar de nível, e através do Programa Residência Pedagógica foi possível notar avanços na turma, se utilizando de práticas de letramento no ambiente alfabetizador, pois são processos distintos, mas inseparáveis. 2025-01-14T14:19:15Z 2025-01-14T14:19:15Z 2024-06-20 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo CORRÊA, Rayane Furtado. Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento. Orientadora: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa. 2024. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7608. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7608 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática docente
Alfabetização
Letramento
Programa residência pedagógica
Teoria e Prática
Teaching practice
Literacy
Pedagogical residency program
Theory and Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Prática docente
Alfabetização
Letramento
Programa residência pedagógica
Teoria e Prática
Teaching practice
Literacy
Pedagogical residency program
Theory and Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CORRÊA, Rayane Furtado
Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
topic_facet Prática docente
Alfabetização
Letramento
Programa residência pedagógica
Teoria e Prática
Teaching practice
Literacy
Pedagogical residency program
Theory and Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article aims to analyze the challenges and possibilities surrounding teaching practice in the literacy process in the Pedagogical Residency Program. The questiono that guided this work was: what are the challenges faced in the literacy process in the Pedagogical Residency Program regarding teaching practice? In order to achieve the objective and deepen the theme, the article addresses studies and reflections on literacy and literacy based on the works of Soares (2020) and Ferreiro (2020) addressing the psychogenesis of written language, 5 adding to this we seek to bring reflection on theory and practice and teaching practice using authors such as Freire (1996), Libânio (1994), and Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012) to deepen the discussion on praxis. The methodology used to carry out the research is a qualitative approach and the main instrument for collecting information was observations based on the experience at the rural school. The results of the research and experience in the field school generated pertinent reflections on teaching practice in the literacy and literacy process, since in the teaching-learning process of the class under study, the biggest challenge was being able to reach everyone so that they we came to advance our level, and through the Pedagogical Residency Program it was possible to notice advances in the class, using literacy practices in the literacy environment, as they are different, but inseparable, processes.
author_additional COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
author_additionalStr COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
format Artigo
author CORRÊA, Rayane Furtado
title Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
title_short Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
title_full Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
title_fullStr Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
title_sort residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7608
_version_ 1829093136285040640
score 11.755432