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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva
This study aimed to develop and test a hearing loss simulation software to assess the auditory condition of bus drivers in the Metropolitan Region of Belém. Given the impact of prolonged exposure to noise experienced by these professionals, the application of these testing software with simula...
Autor principal: | RODRIGUES, Matheus Torres |
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Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76272025-01-17T03:02:30Z Desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva RODRIGUES, Matheus Torres PEREIRA JUNIOR, Antonio http://lattes.cnpq.br/1402289786010170 https://orcid.org/0000-0002-0808-1058 Hearing Audiometry Hearing Loss Cellphone app CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA This study aimed to develop and test a hearing loss simulation software to assess the auditory condition of bus drivers in the Metropolitan Region of Belém. Given the impact of prolonged exposure to noise experienced by these professionals, the application of these testing software with simulated noise can present an alternative to evaluate the level of hearing loss in drivers. Initially, a plan was drawn up to define the software architecture and its interface, using the Python programming language. Subsequently, auditory perception tests were conducted on users, and a survey was also conducted on their satisfaction with the test interface. To collect data, the user, at the time of the test, had to type a sequence of three numbers that they heard added to a noise similar to that generated by a bus engine, which increased systematically in each of the 23 rounds of the operation. At the end of the practice, a score obtained by the user was presented on the screen, which served as data for the elaboration of the statistical survey. It is worth mentioning that headphones were used in all practices. The results of the research revealed that, through the application of the tests, the auditory perception capacity among the members of the control group was greater than the experimental group (bus drivers). This suggests that prolonged exposure to noise can negatively impact the auditory health of bus drivers. In summary, the architecture and dynamics of the software were able to simulate a convincing engine noise condition, giving credit to its effectiveness. In addition, the level of user satisfaction with the test interface was satisfactory. Considering the test results, it is evident that the software performed well in simulating an engine noise condition. In summary, the test results suggest that noise-induced hearing loss (NIHL) can significantly affect the auditory health and other aspects of the health of bus drivers, reinforcing the importance of the discussed topic. In addition, it should be emphasized that the software serves as a supplementary treatment of the patients' auditory system and not as a way to provide a definitive diagnosis of this health problem. Este estudo objetivou o desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva para a avaliação da condição auditiva dos motoristas de ônibus da Região Metropolitana de Belém. Diante do impacto da exposição prolongada ao ruído por que esses profissionais passam, a aplicação desses softwares de teste com um ruído simulado pode apresentar uma alternativa para avaliar o nível de perda auditiva dos motoristas. De antemão, foi traçado um plano para definir a arquitetura do software e sua interface, utilizando a linguagem de programação Python. Em seguida, foram realizados o teste de percepção auditiva nos usuários e, inclusive, um levantamento acerca da satisfação dos mesmos em relação à interface do teste. Para a coleta de dados, o usuário no momento do teste devia digitar uma sequência de três números que ouviu somados a um ruído semelhante ao gerado pelo motor de ônibus, que aumentava sistematicamente a cada uma das 23 rodadas da operação. Ao final da prática, foi apresentada na tela uma pontuação ou score obtida pelo usuário, que serviu como dado para elaboração do levantamento estatístico. Vale frisar que foi utilizado um fone de ouvido em todas as práticas. Os resultados da pesquisa revelaram que, por meio da aplicação dos testes, a capacidade de percepção auditiva entre os membros do grupo controle foi maior que o grupo experimental (motoristas de ônibus). Isso sugere que a exposição prolongada ao ruído pode impactar negativamente na saúde auditiva dos motoristas de ônibus. Em suma, arquitetura e a dinâmica do software pôde simular uma condição de ruído de motor convincente, dando crédito à sua eficácia. Além disso, o nível de satisfação dos usuários com a interface do teste foi satisfatório. Ao considerar os resultados dos testes, fica evidente que o software obteve um bom desempenho em simular uma condição de ruído de motor. Em resumo, os resultados dos testes sugerem que a perda induzida por ruído (PAIR) pode acometer significativamente a saúde auditiva e outros aspectos da saúde dos motoristas de ônibus, reforçando a importância do tema discutido. Além disso, deve-se enfatizar que o software serve como tratamento suplementar do sistema auditivo dos pacientes não como forma de fornecer um diagnóstico definitivo sobre esse problema de saúde. 2025-01-16T16:03:13Z 2025-01-16T16:03:13Z 2024-11-29 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia RODRIGUES, Matheus Torres. Desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva. Orientador: Antonio Pereira Junior. 2024. 54 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica e Biomédica) – Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7627. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7627 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Initially, a plan was drawn up to define the software architecture and its interface, using the
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added to a noise similar to that generated by a bus engine, which increased systematically in
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