Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do

This paper aims to apply the principles of karate-do in the creative process in dance. Seeks to reflect the choreographic process through the fundamentals of Taikyoku Shodan kata. As a theoretical framework about the process of creation Fayga bring Ostrower (1987), about the teachings of karate-Gich...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/765
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-765
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7652019-11-13T14:51:24Z Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de http://lattes.cnpq.br/0145317590210668 Coreografia (Dança) Coreografia - Notação Artes marciais para crianças Notação de Laban CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This paper aims to apply the principles of karate-do in the creative process in dance. Seeks to reflect the choreographic process through the fundamentals of Taikyoku Shodan kata. As a theoretical framework about the process of creation Fayga bring Ostrower (1987), about the teachings of karate-Gichin Funakoshi (2000) and more specifically in dance Lindemberg dos Santos (2011) and Ana Flávia Mendes (2010). This is a search action to require the active involvement of the researcher and the action on the part of people committed to the choreographic process in dance school Ribalta. From a descriptive approach to motion analysis was done according to the studies of Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) and Lenira Rengel (2006). Therefore, the result reveals another way for the creation in contemporary dance. O presente trabalho tem como objetivo principal aplicar os princípios do karatê-do no processo de criação em dança. Busca-se refletir o processo coreográfico por meio dos fundamentos do kata Taikyoku Shodan. Como referencial teórico sobre processo de criação trago Fayga Ostrower (1987), sobre karatê-do os ensinamentos Gichin Funakoshi (2000) e, mais especificamente em dança Lindemberg dos Santos (2011) e Ana Flávia Mendes (2010). Trata-se de uma pesquisa ação por exigir o envolvimento ativo da pesquisadora e a ação por parte das pessoas comprometidas com o processo coreográfico na Escola de Dança Ribalta. Partindo de uma abordagem descritiva foi feita a análise do movimento conforme os estudos de Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) e Lenira Rengel (2006). Assim, o resultado revela mais um caminho para a criação na dança contemporânea. 2018-10-03T14:02:05Z 2018-10-03T14:02:05Z 2014-06-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da. Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/765. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/765 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Coreografia (Dança)
Coreografia - Notação
Artes marciais para crianças
Notação de Laban
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Coreografia (Dança)
Coreografia - Notação
Artes marciais para crianças
Notação de Laban
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da
Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
topic_facet Coreografia (Dança)
Coreografia - Notação
Artes marciais para crianças
Notação de Laban
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This paper aims to apply the principles of karate-do in the creative process in dance. Seeks to reflect the choreographic process through the fundamentals of Taikyoku Shodan kata. As a theoretical framework about the process of creation Fayga bring Ostrower (1987), about the teachings of karate-Gichin Funakoshi (2000) and more specifically in dance Lindemberg dos Santos (2011) and Ana Flávia Mendes (2010). This is a search action to require the active involvement of the researcher and the action on the part of people committed to the choreographic process in dance school Ribalta. From a descriptive approach to motion analysis was done according to the studies of Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) and Lenira Rengel (2006). Therefore, the result reveals another way for the creation in contemporary dance.
author_additional OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
author_additionalStr OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da
title Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
title_short Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
title_full Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
title_fullStr Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
title_full_unstemmed Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
title_sort corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do karatê-do
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/765
_version_ 1787154579069075456
score 11.753896