/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emerg...
Autor principal: | MONTEIRO, Alef Junior da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7681 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76812025-02-06T03:02:33Z Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia MONTEIRO, Alef Junior da Silva SILVA, Paulo Vilhena da http://lattes.cnpq.br/2979203220976406 Ensino remoto Pandemia Formação de professores Desafios CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico. 2025-02-03T14:20:14Z 2025-02-03T14:20:14Z 2023 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MONTEIRO, Alef Junior da Silva. Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681 Acesso Aberto CD ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino remoto Pandemia Formação de professores Desafios CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Ensino remoto Pandemia Formação de professores Desafios CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA MONTEIRO, Alef Junior da Silva Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
topic_facet |
Ensino remoto Pandemia Formação de professores Desafios CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico. |
author_additional |
SILVA, Paulo Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Paulo Vilhena da |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
MONTEIRO, Alef Junior da Silva |
title |
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
title_short |
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
title_full |
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
title_fullStr |
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
title_sort |
uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681 |
_version_ |
1829093216618545152 |
score |
11.753735 |