Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia

O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emerg...

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Autor principal: MONTEIRO, Alef Junior da Silva
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76812025-02-06T03:02:33Z Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia MONTEIRO, Alef Junior da Silva SILVA, Paulo Vilhena da http://lattes.cnpq.br/2979203220976406 Ensino remoto Pandemia Formação de professores Desafios CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico. 2025-02-03T14:20:14Z 2025-02-03T14:20:14Z 2023 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MONTEIRO, Alef Junior da Silva. Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7681 Acesso Aberto CD ROM
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