Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará

The present thesis is devoted to the study of the creative process of the actor. The work developed by the actor Claudio Barros is used as the subject for the physical construction of the characters of the spectacle „Solo de Marajó‟ (Marajó‟s land) from the perspective of the craftsman-actor, word p...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Diego Augusto Pereira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/773
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-773
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7732019-11-12T15:21:38Z O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará ROCHA, Diego Augusto Pereira da SILVA NETO, Alberto da Cunha e http://lattes.cnpq.br/1688547872932866 Teatro brasileiro - Belém (PA) Folclore - Belém (PA) Estética teatral Máscara corporal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO The present thesis is devoted to the study of the creative process of the actor. The work developed by the actor Claudio Barros is used as the subject for the physical construction of the characters of the spectacle „Solo de Marajó‟ (Marajó‟s land) from the perspective of the craftsman-actor, word proposed by me in this thesis. Through the concept of the craftsmanactor, I also propose that the actor is „his own craftsman‟. For the development of the research I use as the main theoretical source the method of the physical actions developed by Jerzy Grotowski. As a result, it has been found that the procedures used by the actor Claudio Barros can be considered as one of an actor „who is his own craftsman‟, which stimulates possible researches regarding the concept of craftsman-actor. A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão. 2018-10-04T13:53:04Z 2018-10-04T13:53:04Z 2013 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Diego Augusto Pereira da. O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará. Orientador: Alberto da Cunha e Silva Neto. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/773. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/773 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teatro brasileiro - Belém (PA)
Folclore - Belém (PA)
Estética teatral
Máscara corporal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Teatro brasileiro - Belém (PA)
Folclore - Belém (PA)
Estética teatral
Máscara corporal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
ROCHA, Diego Augusto Pereira da
O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
topic_facet Teatro brasileiro - Belém (PA)
Folclore - Belém (PA)
Estética teatral
Máscara corporal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The present thesis is devoted to the study of the creative process of the actor. The work developed by the actor Claudio Barros is used as the subject for the physical construction of the characters of the spectacle „Solo de Marajó‟ (Marajó‟s land) from the perspective of the craftsman-actor, word proposed by me in this thesis. Through the concept of the craftsmanactor, I also propose that the actor is „his own craftsman‟. For the development of the research I use as the main theoretical source the method of the physical actions developed by Jerzy Grotowski. As a result, it has been found that the procedures used by the actor Claudio Barros can be considered as one of an actor „who is his own craftsman‟, which stimulates possible researches regarding the concept of craftsman-actor.
author_additional SILVA NETO, Alberto da Cunha e
author_additionalStr SILVA NETO, Alberto da Cunha e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROCHA, Diego Augusto Pereira da
title O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
title_short O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
title_full O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
title_fullStr O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
title_full_unstemmed O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
title_sort o artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator claudio barros no espetáculo “solo de marajó” em belém do pará
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/773
_version_ 1787154580245577728
score 11.753896