Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense

This research aims to present the artistic processes as the causative agents for the choreography of a character in the form of performative result of a candidate for Queen of Queens contest allowing me think systematically in the competition as a process of creation. It is up to me to introduce the...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Rosana do Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/799
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-799
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7992019-11-13T03:01:02Z A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense RODRIGUES, Rosana do Nascimento SANTA BRÍGIDA, Miguel http://lattes.cnpq.br/6889411521648199 Dança - Coreografia Dança - Performances Dança - Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This research aims to present the artistic processes as the causative agents for the choreography of a character in the form of performative result of a candidate for Queen of Queens contest allowing me think systematically in the competition as a process of creation. It is up to me to introduce the contest as transformer device before a person is for a character to be covering the physical and performative. The theoretical framework I use studies TUNER (1980) to understand performance, HALLAWELL (2003) for the comprehension of visagism with aesthetic harmony and DINIZ E MUNIZ (2004) to understand about the costumes on stage. Keywords: Process creation, performance and transformation. Esta pesquisa visa apresentar os processos artísticos como agentes causadores para a composição coreográfica de um personagem em forma de resultado performático de uma candidata ao concurso Rainha das Rainhas possibilitando-me pensar sistematicamente no concurso como processo de criação. Cabe-me apresentar o concurso como dispositivo transformador diante de um ser pessoa para um ser personagem, abrangendo os aspectos físicos e performáticos. Como referencial teórico, utilizo os estudos de TUNER (1980) para entender performance, HALLAWELL (2003) para a compreensão do visagismo com a harmonia estética e DINIZ E MUNIZ (2004) para entender sobre o figurino em cena. 2018-10-08T15:28:54Z 2018-10-08T15:28:54Z 2012-11-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Rosana do Nascimento. A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense. Orientador: Miguel Santa Brígida. 2012. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/799. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/799 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Coreografia
Dança - Performances
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Coreografia
Dança - Performances
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
RODRIGUES, Rosana do Nascimento
A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
topic_facet Dança - Coreografia
Dança - Performances
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This research aims to present the artistic processes as the causative agents for the choreography of a character in the form of performative result of a candidate for Queen of Queens contest allowing me think systematically in the competition as a process of creation. It is up to me to introduce the contest as transformer device before a person is for a character to be covering the physical and performative. The theoretical framework I use studies TUNER (1980) to understand performance, HALLAWELL (2003) for the comprehension of visagism with aesthetic harmony and DINIZ E MUNIZ (2004) to understand about the costumes on stage. Keywords: Process creation, performance and transformation.
author_additional SANTA BRÍGIDA, Miguel
author_additionalStr SANTA BRÍGIDA, Miguel
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Rosana do Nascimento
title A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
title_short A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
title_full A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
title_fullStr A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
title_full_unstemmed A performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense
title_sort performance da majestade: o processo de criação artístico no concurso rainha das rainhas do carnaval paraense
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/799
_version_ 1787154584363335680
score 11.753735