Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU

Investigates the mediation of information in school library through the Maker Culture, making an analysis of the projects developed by CCBEU Library. Specifically, it was sought to know how this methodology of american education, applied in the school library is an excellent mediator of the informat...

ver descrição completa

Autor principal: RIBEIRO, Jean Libório
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/82
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-82
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-822018-01-24T17:22:04Z Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU RIBEIRO, Jean Libório SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da http://lattes.cnpq.br/9630600839298845 Mediação da informação Bibliotecas escolares Cultura Maker Dinamização da biblioteca Biblioteca George T. Colman (CCBEU) Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Investigates the mediation of information in school library through the Maker Culture, making an analysis of the projects developed by CCBEU Library. Specifically, it was sought to know how this methodology of american education, applied in the school library is an excellent mediator of the information between user and library, and of how this methodology would dynamize the process of use of the library.It uses bibliographic research, taking advantage of the information that is available in books, theses, dissertations and scientific articles to serve as a basis for discussions of the theoretical framework. It also uses field research, done together with the CCBEU librarian, so that it can analyze the manager profile as well as user analysis of the library. It raises primary data through a questionnaire with open and closed questions to analyze the satisfaction of the users with the activities of the library and to understand if they have a profile that matches what the Maker activities need.It presents the results of an interview recorded with the librarian in order to analyze her profile as a manager precisely due to her experience in library management as well as her familiarity with the Maker Culture. It concludes that school library management needs to be done by an active manager, who is linked to more modern methods of mediation in a way that optimizes and dynamizes the library recognition process more and more with it is supporting institution and then is valued by the society in general. Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral. 2017-09-12T22:08:44Z 2017-09-12T22:08:44Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RIBEIRO, Jean Libório. Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/82>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/82 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Mediação da informação
Bibliotecas escolares
Cultura Maker
Dinamização da biblioteca
Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Mediação da informação
Bibliotecas escolares
Cultura Maker
Dinamização da biblioteca
Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
RIBEIRO, Jean Libório
Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
topic_facet Mediação da informação
Bibliotecas escolares
Cultura Maker
Dinamização da biblioteca
Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Investigates the mediation of information in school library through the Maker Culture, making an analysis of the projects developed by CCBEU Library. Specifically, it was sought to know how this methodology of american education, applied in the school library is an excellent mediator of the information between user and library, and of how this methodology would dynamize the process of use of the library.It uses bibliographic research, taking advantage of the information that is available in books, theses, dissertations and scientific articles to serve as a basis for discussions of the theoretical framework. It also uses field research, done together with the CCBEU librarian, so that it can analyze the manager profile as well as user analysis of the library. It raises primary data through a questionnaire with open and closed questions to analyze the satisfaction of the users with the activities of the library and to understand if they have a profile that matches what the Maker activities need.It presents the results of an interview recorded with the librarian in order to analyze her profile as a manager precisely due to her experience in library management as well as her familiarity with the Maker Culture. It concludes that school library management needs to be done by an active manager, who is linked to more modern methods of mediation in a way that optimizes and dynamizes the library recognition process more and more with it is supporting institution and then is valued by the society in general.
author_additional SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
author_additionalStr SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RIBEIRO, Jean Libório
title Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
title_short Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
title_full Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
title_fullStr Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
title_full_unstemmed Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
title_sort mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do ccbeu
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/82
_version_ 1787154505812410368
score 11.753735