Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A educação física como componente curricular nas escolas da rede municipal de Santa Maria-PA : uma análise entre a legalidade e a realidade

A construção do presente estudo foi motivada pelas observações desenvolvidas durante nosso processo formativo, uma vez que, enquanto estudante da Educação Básica no município de Santa Maria do Pará observou-se carências e fragilidades apresentadas pelas escolas no desenvolvimento das aulas de Educaç...

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Autor principal: SILVA, Renata Kelly Vieira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/823
Resumo:
A construção do presente estudo foi motivada pelas observações desenvolvidas durante nosso processo formativo, uma vez que, enquanto estudante da Educação Básica no município de Santa Maria do Pará observou-se carências e fragilidades apresentadas pelas escolas no desenvolvimento das aulas de Educação Física, tal fragilidade se fazia, em nossa compreensão por se tratar de um município do interior de um estado do Pará com disparidades econômica, sociais e culturais significativas. Nesta direção, a pesquisa se desenvolveu considerando o seguinte problema: Qual o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de Ensino em Santa Maria do Pará? O objetivo geral foi compreender como se constitui o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de ensino em Santa Maria do Pará. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa e considerou a necessidade de englobar a pesquisa do tipo: bibliográfica, documental e de campo. O instrumento de coleta de dados se fez a partir da realização de entrevista semiestruturada com a Secretária Municipal de Educação do Município de Santa Maria do Pará e, a análise dos dados coletados se fez a partir da Técnica da Análise dos Conteúdos. Como resultado da pesquisa, observamos a presença da Educação Física nos documentos legais, contudo, constatamos sua ausência como componente curricular no cotidiano das escolas municipais de Santa Maria do Pará. Tal ausência é compreendida por limitações que expressas desde o planejamento educacional do referido município, uma vez que, a gestão municipal apesar de relatar ter a compreensão sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento dos estudantes, pauta-se por uma perspectiva que defende professores polivalentes, no qual entende que um profissional de outra área pode assumir a regência das especificidades da Educação Física. Essa contradição expressa entre a compreensão da importância e a dinamização da realidade é refletida, principalmente, quando verificamos a redução do papel da Educação Física uma vez que os conteúdos que dão base a este componente curricular (jogo, esporte, dança, lutas e ginástica) é compactado no que se denomina “recreação”. A realidade da Educação Física no município de Santa Maria do Pará reafirma a ausência de entendimento coerente quanto à identidade e o valor da Educação Física enquanto componente curricular fundante ao desenvolvimento do sujeito.