Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA

O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmb...

ver descrição completa

Autor principal: CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/917
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-917
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9172018-12-29T03:00:23Z Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Educação infantil Aprendizagem - Avaliação Avaliação educacional Escolas públicas Ananindeua (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa. 2018-12-28T14:28:04Z 2018-12-28T14:28:04Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes. Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/917. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/917 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação infantil
Aprendizagem - Avaliação
Avaliação educacional
Escolas públicas
Ananindeua (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação infantil
Aprendizagem - Avaliação
Avaliação educacional
Escolas públicas
Ananindeua (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes
Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
topic_facet Educação infantil
Aprendizagem - Avaliação
Avaliação educacional
Escolas públicas
Ananindeua (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes
title Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
title_short Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
title_full Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
title_sort avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de ananindeua/pa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/917
_version_ 1787154601147891712
score 11.753896