Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA

O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construçã...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Francinea da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/931
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-931
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9312019-01-09T03:00:32Z Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA PEREIRA, Francinea da Silva FARO, Rubens Alexandre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1447087682728044 Estudantes surdos Surdos - Educação Inclusão escolar Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construção de um trabalho que visa refletir sobre as dificuldades que se apresentam para o aluno, tendo em vista o papel do professor como mediador do ato comunicativo que é necessário para um aprendizado inclusivo e cidadão. Os objetivos presentes neste trabalho se direcionam no sentido de entender a importância da formação do professor, bem como a explicitação dessa realidade como forma de compreender as particularidades que ensejam a inclusão do aluno surdo no espaço de sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se pautou numa análise de cunho bibliográfico qualitativo, para em seguida se pautar numa análise da realidade a partir de uma pesquisa de campo que tem por função observar as deficiências no sentido de criar possíveis estratégias de ensino que ajudem na formação do aluno. Como marco teórico para nossas discussões sobre o tema do surdo e sua inclusão em sala de aula utilizamos autores como Quadros (1997), Botelho (2015), Glat (2011) e a legislação que discute as políticas públicas inclusivas. Ao final deste trabalho concluiu-se preliminarmente que é de fundamental importância para o processo de inclusão do aluno surdo no espaço escolar, uma política pública que de fato inclua o professor em processos formativos que visem sanar o problema da exclusão da pessoa surda, bem como sua consolidação como pessoa humana no processo de uma democracia escolar. 2019-01-08T18:59:53Z 2019-01-08T18:59:53Z 2018-08-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Francinea da Silva. Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/931. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/931 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estudantes surdos
Surdos - Educação
Inclusão escolar
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Estudantes surdos
Surdos - Educação
Inclusão escolar
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
PEREIRA, Francinea da Silva
Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
topic_facet Estudantes surdos
Surdos - Educação
Inclusão escolar
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construção de um trabalho que visa refletir sobre as dificuldades que se apresentam para o aluno, tendo em vista o papel do professor como mediador do ato comunicativo que é necessário para um aprendizado inclusivo e cidadão. Os objetivos presentes neste trabalho se direcionam no sentido de entender a importância da formação do professor, bem como a explicitação dessa realidade como forma de compreender as particularidades que ensejam a inclusão do aluno surdo no espaço de sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se pautou numa análise de cunho bibliográfico qualitativo, para em seguida se pautar numa análise da realidade a partir de uma pesquisa de campo que tem por função observar as deficiências no sentido de criar possíveis estratégias de ensino que ajudem na formação do aluno. Como marco teórico para nossas discussões sobre o tema do surdo e sua inclusão em sala de aula utilizamos autores como Quadros (1997), Botelho (2015), Glat (2011) e a legislação que discute as políticas públicas inclusivas. Ao final deste trabalho concluiu-se preliminarmente que é de fundamental importância para o processo de inclusão do aluno surdo no espaço escolar, uma política pública que de fato inclua o professor em processos formativos que visem sanar o problema da exclusão da pessoa surda, bem como sua consolidação como pessoa humana no processo de uma democracia escolar.
author_additional FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
author_additionalStr FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Francinea da Silva
title Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
title_short Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
title_full Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
title_fullStr Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
title_full_unstemmed Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
title_sort surdez na sala de aula : relatos de um professor da escola municipal ana paula em castanhal-pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/931
_version_ 1787154603520819200
score 11.753735