Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”

O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta in...

ver descrição completa

Autor principal: AMORIM, Josiane Lima de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-946
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9462019-01-10T03:00:17Z O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” AMORIM, Josiane Lima de MALHEIRO, João Manoel da Silva http://lattes.cnpq.br/7502225344402729 ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Ciências - Estudo e ensino Escrita Desenho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica. 2019-01-09T20:31:50Z 2019-01-09T20:31:50Z 2018-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Josiane Lima de. O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ciências - Estudo e ensino
Escrita
Desenho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Ciências - Estudo e ensino
Escrita
Desenho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
AMORIM, Josiane Lima de
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
topic_facet Ciências - Estudo e ensino
Escrita
Desenho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica.
author_additional MALHEIRO, João Manoel da Silva
author_additionalStr MALHEIRO, João Manoel da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMORIM, Josiane Lima de
title O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
title_short O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
title_full O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
title_fullStr O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
title_full_unstemmed O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
title_sort o desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do clube de ciências “prof. dr. cristovam w. p. diniz”
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946
_version_ 1787154608442834944
score 11.753896