/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta in...
Autor principal: | AMORIM, Josiane Lima de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-946 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9462019-01-10T03:00:17Z O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” AMORIM, Josiane Lima de MALHEIRO, João Manoel da Silva http://lattes.cnpq.br/7502225344402729 ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Ciências - Estudo e ensino Escrita Desenho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica. 2019-01-09T20:31:50Z 2019-01-09T20:31:50Z 2018-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Josiane Lima de. O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ciências - Estudo e ensino Escrita Desenho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Ciências - Estudo e ensino Escrita Desenho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS AMORIM, Josiane Lima de O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
topic_facet |
Ciências - Estudo e ensino Escrita Desenho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica. |
author_additional |
MALHEIRO, João Manoel da Silva |
author_additionalStr |
MALHEIRO, João Manoel da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AMORIM, Josiane Lima de |
title |
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
title_short |
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
title_full |
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
title_fullStr |
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
title_full_unstemmed |
O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” |
title_sort |
o desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do clube de ciências “prof. dr. cristovam w. p. diniz” |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946 |
_version_ |
1787154608442834944 |
score |
11.753896 |