/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Univ...
Autor principal: | SILVA, Maria Lilian Batista da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-952 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9522019-01-11T03:00:33Z Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA SILVA, Maria Lilian Batista da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Alfabetização Educação de adultos Freire, Paulo, 1921-1997 Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita. 2019-01-10T19:20:12Z 2019-01-10T19:20:12Z 2018-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Maria Lilian Batista da. Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Educação de adultos Freire, Paulo, 1921-1997 Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Educação de adultos Freire, Paulo, 1921-1997 Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA, Maria Lilian Batista da Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
topic_facet |
Alfabetização Educação de adultos Freire, Paulo, 1921-1997 Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita. |
author_additional |
RIBEIRO, Madison Rocha |
author_additionalStr |
RIBEIRO, Madison Rocha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Maria Lilian Batista da |
title |
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
title_short |
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
title_full |
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
title_fullStr |
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
title_full_unstemmed |
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA |
title_sort |
concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do programa geti em castanhal/pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952 |
_version_ |
1787154610650087424 |
score |
11.753735 |