Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA

Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Univ...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Maria Lilian Batista da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-952
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9522019-01-11T03:00:33Z Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA SILVA, Maria Lilian Batista da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Alfabetização Educação de adultos Freire, Paulo, 1921-1997 Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita. 2019-01-10T19:20:12Z 2019-01-10T19:20:12Z 2018-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Maria Lilian Batista da. Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Educação de adultos
Freire, Paulo, 1921-1997
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Educação de adultos
Freire, Paulo, 1921-1997
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Maria Lilian Batista da
Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
topic_facet Alfabetização
Educação de adultos
Freire, Paulo, 1921-1997
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Maria Lilian Batista da
title Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
title_short Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
title_full Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
title_fullStr Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
title_full_unstemmed Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
title_sort concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do programa geti em castanhal/pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952
_version_ 1787154610650087424
score 11.753735