Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A normalização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em pedagogia da UFPA

Análise da normalização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) como forma de facilitar o processo de comunicação científica, tendo como objetivo geral verificar a apresentação da aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos TCCs do curso de licenciatura em Pedagogia...

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Autor principal: SILVA, Nathalya Marinho da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/98
Resumo:
Análise da normalização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) como forma de facilitar o processo de comunicação científica, tendo como objetivo geral verificar a apresentação da aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos TCCs do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Para isso, foram elaborados formulários para avaliação dos TCCs para a correta aplicação das normas de trabalhos acadêmicos, referências, resumo, sumário, citações, numeração progressiva das seções da ABNT e normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultados, observou-se a importância da normalização no meio acadêmico, sendo apontados acertos e erros de cada trabalho, por exemplo, o resumo que não foi aplicado em todos os trabalhos analisados, o que prejudica sua disseminação e futuro uso pelos interessados. Cabe ressaltar, que o resumo é um elemento obrigatório e que deve apresentar o conteúdo do documento, com o objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Outro elemento, o sumário, também não foi usado em todos os TCCs, o que se julga como resultado negativo, por se tratar de um elemento que ajuda no processo de localização dos elementos do texto, além de facilitar o processo de comunicação. Por fim, conclui-se que a padronização dos trabalhos de conclusão de curso colabora para a comunicação científica, sendo a recuperação da informação uma das principais vantagens de ser ter um trabalho bem estruturado. Além disso, alerta para que os alunos possam dar mais atenção às normas e sugere a elaboração de um manual de normas técnicas para o curso analisado.