Capítulo de Livro

Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência

A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trab...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Edileuza Nunes
Outros Autores: POLARO, Sandra Helena Isse, TAVARES, Roseneide dos Santos, SOUZA, Carlos Benedito Marinho
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
id oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-795
recordtype dspace
spelling oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-7952021-08-02T15:36:16Z Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência LIMA, Edileuza Nunes POLARO, Sandra Helena Isse TAVARES, Roseneide dos Santos SOUZA, Carlos Benedito Marinho Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica. POLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS) 2020-04-09T20:03:38Z 2020-04-09T20:03:38Z 2019 Capítulo de Livro LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795 por Bases conceituais da saúde Acesso Aberto https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf
institution Portal do Livro Aberto da UFPA
collection LivroAbertoUFPA
language por
topic Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
spellingShingle Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
LIMA, Edileuza Nunes
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
topic_facet Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
description A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.
format Capítulo de Livro
author LIMA, Edileuza Nunes
author2 POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
author2Str POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
title Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_short Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_full Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_fullStr Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_full_unstemmed Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_sort inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
publishDate 2020
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
_version_ 1787153423669395456
score 11.653393