/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Capítulo de Livro
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trab...
Autor principal: | LIMA, Edileuza Nunes |
---|---|
Outros Autores: | POLARO, Sandra Helena Isse, TAVARES, Roseneide dos Santos, SOUZA, Carlos Benedito Marinho |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795 |
id |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-795 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-7952021-08-02T15:36:16Z Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência LIMA, Edileuza Nunes POLARO, Sandra Helena Isse TAVARES, Roseneide dos Santos SOUZA, Carlos Benedito Marinho Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica. POLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS) 2020-04-09T20:03:38Z 2020-04-09T20:03:38Z 2019 Capítulo de Livro LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795 por Bases conceituais da saúde Acesso Aberto https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf |
institution |
Portal do Livro Aberto da UFPA |
collection |
LivroAbertoUFPA |
language |
por |
topic |
Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem LIMA, Edileuza Nunes Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
topic_facet |
Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem |
description |
A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica. |
format |
Capítulo de Livro |
author |
LIMA, Edileuza Nunes |
author2 |
POLARO, Sandra Helena Isse TAVARES, Roseneide dos Santos SOUZA, Carlos Benedito Marinho |
author2Str |
POLARO, Sandra Helena Isse TAVARES, Roseneide dos Santos SOUZA, Carlos Benedito Marinho |
title |
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
title_short |
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
title_full |
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
title_fullStr |
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
title_sort |
inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
publishDate |
2020 |
url |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795 |
_version_ |
1787153423669395456 |
score |
11.653393 |