Dissertação

Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades teórico práticas utilizadas por docentes e discentes do ensino fundamental, especificamente do 8º. ano de uma escola pública municipal de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que associa os conhecimentos nucleares do campo...

ver descrição completa

Autor principal: Gouvea, Silma de Almeida
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3204119808867717
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10112
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101122024-07-16T05:04:28Z Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM Contemporary Physical Education: digital games as pedagogical support in a municipal public school in Iranduba – AM Gouvea, Silma de Almeida Soares, Artemis de Araújo http://lattes.cnpq.br/3204119808867717 http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 Amaral, Sheila Moura do Wolkoff, Gisele Giandoni . CIENCIAS HUMANAS Educação física Jogo digital Jogos populares Práticas corporais Interculturalidade Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades teórico práticas utilizadas por docentes e discentes do ensino fundamental, especificamente do 8º. ano de uma escola pública municipal de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que associa os conhecimentos nucleares do campo da pedagogia e da educação física, buscando compreender a experimentação dos jogos digitais como mecanismo no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa buscou encontrar propostas pedagógicas e metodologias de ensino que utilizem jogos digitais e quais as estratégias encontradas nesses jogos que poderiam ser utilizadas na disciplina de educação física que pudessem ser incorporadas ou se aproximassem dos conhecimentos da cultura corporal. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, observação participante, e pesquisa documental concernente ao Projeto Político e Pedagógico da escola. Observou-se que a prática pedagógica contribui de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidades corporais dos alunos e cognitivas, auxiliando inclusive o aprendizado em outras disciplinas. Como resultado pudemos verificar que a utilização dos jogos digitais na prática da educação física pode contribuir para o processo ensino aprendizagem, quando executado de forma interdisciplinar e criativa, de forma a culminar na valorização das manifestações socioculturais no ambiente escolar. The present research aimed to analyze the theoretical-practical activities used by teachers and students in elementary school, specifically in the 8th. year at a municipal public school in Iranduba – AM. This is interdisciplinary research, which combines core knowledge from the field of pedagogy and physical education, seeking to understand the experimentation of digital games as a mechanism in the teaching and learning process in classes. The research sought to find pedagogical proposals and teaching methodologies that use digital games and which strategies found in these games could be used in the physical education discipline that can be incorporated or come closer to knowledge of body culture. It is characterized as a qualitative approach with data collection procedures through semi-structured interviews, participant observation, and documentary research concerning the school's Political and Pedagogical Project. It was observed that pedagogical practice contributes in an interdisciplinary way, developing students' physical and cognitive skills, even helping learning in other disciplines. As a result, we were able to verify that the use of digital games in the practice of physical education can contribute to the teaching-learning process, when executed in an interdisciplinary and creative way, in order to culminate in the appreciation of sociocultural manifestations in the school environment. Pertinente para Educação Física Escolar, dialogar com os jogos digitais na contemporaneidade e os desafios que vão além dos recursos tecnológicos. 2024-07-15T19:00:08Z 2023-12-19 Dissertação GOUVEA, Silma de Almeida. Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
CIENCIAS HUMANAS
Educação física
Jogo digital
Jogos populares
Práticas corporais
Interculturalidade
spellingShingle .
CIENCIAS HUMANAS
Educação física
Jogo digital
Jogos populares
Práticas corporais
Interculturalidade
Gouvea, Silma de Almeida
Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
topic_facet .
CIENCIAS HUMANAS
Educação física
Jogo digital
Jogos populares
Práticas corporais
Interculturalidade
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades teórico práticas utilizadas por docentes e discentes do ensino fundamental, especificamente do 8º. ano de uma escola pública municipal de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que associa os conhecimentos nucleares do campo da pedagogia e da educação física, buscando compreender a experimentação dos jogos digitais como mecanismo no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa buscou encontrar propostas pedagógicas e metodologias de ensino que utilizem jogos digitais e quais as estratégias encontradas nesses jogos que poderiam ser utilizadas na disciplina de educação física que pudessem ser incorporadas ou se aproximassem dos conhecimentos da cultura corporal. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, observação participante, e pesquisa documental concernente ao Projeto Político e Pedagógico da escola. Observou-se que a prática pedagógica contribui de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidades corporais dos alunos e cognitivas, auxiliando inclusive o aprendizado em outras disciplinas. Como resultado pudemos verificar que a utilização dos jogos digitais na prática da educação física pode contribuir para o processo ensino aprendizagem, quando executado de forma interdisciplinar e criativa, de forma a culminar na valorização das manifestações socioculturais no ambiente escolar.
author_additional Soares, Artemis de Araújo
author_additionalStr Soares, Artemis de Araújo
format Dissertação
author Gouvea, Silma de Almeida
author2 http://lattes.cnpq.br/3204119808867717
author2Str http://lattes.cnpq.br/3204119808867717
title Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
title_short Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
title_full Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
title_fullStr Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
title_full_unstemmed Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
title_sort educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de iranduba – am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112
_version_ 1831970305879310336
score 11.753896