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Dissertação
O Isolamento em perspectivas: Povos isolados e de recente contato entre os Arawá dos Purus
Considerando os desencontros ontológicos que produzem, de modo contextual, diferentes percepções sobre o modo de vida dos “povos isolados” entre os grupos indígenas e representantes da sociedade nacional, esta dissertação consiste numa sistematização das distintas concepções sobre “isolamento” atrib...
Autor principal: | Barreto, Juliana Leide Marques Bentes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4041487309310187, https://orcid.org/0000-0003-3798-5141 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102492024-08-08T05:03:42Z O Isolamento em perspectivas: Povos isolados e de recente contato entre os Arawá dos Purus Isolation in perspective: isolated and recently contacted people among the Arawá of the Purus Barreto, Juliana Leide Marques Bentes Cardoso, Thiago Mota http://lattes.cnpq.br/4041487309310187 http://lattes.cnpq.br/4160103099571815 Santos, Gilton Mendes dos Ribeiro, Fábio https://orcid.org/0000-0003-3798-5141 . . . CIENCIAS HUMANAS Arawá Povos isolados Índios brabos Suruwaha Hi-Merimã Considerando os desencontros ontológicos que produzem, de modo contextual, diferentes percepções sobre o modo de vida dos “povos isolados” entre os grupos indígenas e representantes da sociedade nacional, esta dissertação consiste numa sistematização das distintas concepções sobre “isolamento” atribuídas aos povos isolados e de contato recente no panorama etnográfico Arawá (Hi-Merimã e Suruwaha, respectivamente), no interflúvio Juruá-Purus, Amazônia Ocidental. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico, são analisados os diferentes “marcos de contato" produzidos por segmentos antagônicos do Estado e da sociedade civil junto aos Suruwaha, de modo a desvelar as percepções dúbias e distintas sobre os “povos isolados/arredios” nas diferentes esferas investigadas. Em outro momento, são abordados aspectos das cosmologias dos povos Arawá, em especial, os que habitam as regiões não-alagáveis, os Jarawara, Jamamadi, Banawá (língua Arawá/Madi) e os Suruwahá (língua Arawá/Suruwaha), perpassando por temas tais como a noção de pessoa, o “parentesco misturado”, as plantas cultivadas, o xamanismo, as relações com os brancos e a polaridade índios mansos/brabos. Neste contexto, observamos como os povos Arawá mobilizam discursos heterogêneos sobre a natureza do “isolamento” e dos povos isolados vizinhos, e de que modo isso está atrelado à concepção de mundo transformacional concebido por esses povos, divergindo contextualmente dos ideais produzidos no âmbito das políticas indigenistas. Considering the ontological mismatches that contextually produce different perceptions of the way of life of "isolated peoples'' between indigenous groups and representatives of national society, this dissertation consists of a systematization of the different conceptions of "isolation" attributed to isolated and recently contacted peoples in the Arawá ethnographic panorama (Hi-Merimã and Suruwaha, respectively), in the Juruá-Purus interfluve, Western Amazonia. Based on a bibliographic investigation, the different "contact milestones'' produced by antagonistic segments of the State and civil society with the Suruwaha are analyzed, in order to reveal the dubious and distinct perceptions of the "isolated/unapproachable peoples'' in the different spheres investigated. Moreover, aspects of Arawá peoples’ cosmologies are discussed, especially of those who inhabit the non-floodable regions, the Jarawara, Jamamadi, Banawá (Arawá/Madi language) and the Suruwahá (Arawá/Suruwaha language), covering topics such as the notion of person, "mixed kinship", cultivated plants, shamanism, relations with whites and the polarity of mansos/brabos (tame/wild) Indians. In this context, we observed how the Arawá peoples mobilize heterogeneous discourses about the nature of "isolation" and the neighboring isolated peoples, and how this is linked to the concept of a transformational world conceived by these peoples, diverging contextually from the ideals produced within the framework of indigenist policies. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-08-07T19:36:10Z 2024-02-19 Dissertação BARRETO, Juliana Leide Marques Bentes O Isolamento em perspectivas: Povos isolados e de recente contato entre os Arawá dos Purus. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10249 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Considerando os desencontros ontológicos que produzem, de modo contextual, diferentes percepções sobre o modo de vida dos “povos isolados” entre os grupos indígenas e representantes da sociedade nacional, esta dissertação consiste numa sistematização das distintas concepções sobre “isolamento” atribuídas aos povos isolados e de contato recente no panorama etnográfico Arawá (Hi-Merimã e Suruwaha, respectivamente), no interflúvio Juruá-Purus, Amazônia Ocidental. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico, são analisados os diferentes “marcos de contato" produzidos por segmentos antagônicos do Estado e da sociedade civil junto aos Suruwaha, de modo a desvelar as percepções dúbias e distintas sobre os “povos isolados/arredios” nas diferentes esferas investigadas. Em outro momento, são abordados aspectos das cosmologias dos povos Arawá, em especial, os que habitam as regiões não-alagáveis, os Jarawara, Jamamadi, Banawá (língua Arawá/Madi) e os Suruwahá (língua Arawá/Suruwaha), perpassando por temas tais como a noção de pessoa, o “parentesco misturado”, as plantas cultivadas, o xamanismo, as relações com os brancos e a polaridade índios mansos/brabos. Neste contexto, observamos como os povos Arawá mobilizam discursos heterogêneos sobre a natureza do “isolamento” e dos povos isolados vizinhos, e de que modo isso está atrelado à concepção de mundo transformacional concebido por esses povos, divergindo contextualmente dos ideais produzidos no âmbito das políticas indigenistas. |
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