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Dissertação
Transtorno do desenvolvimento da coordenação na Amazônia: um mergulho nas literaturas
A educação na etapa do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, fornecendo as bases necessárias para o sucesso acadêmico e pessoal ao longo da vida. A identificação de dificuldades nesta etapa, pode trazer múltiplos benefícios as crian...
Autor principal: | Ramos, Divan Santana |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9544315171328566, https://orcid.org/0000-0001-9825-6749 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10251 |
Resumo: |
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A educação na etapa do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento cognitivo e social das crianças, fornecendo as bases necessárias
para o sucesso acadêmico e pessoal ao longo da vida. A identificação de dificuldades
nesta etapa, pode trazer múltiplos benefícios as crianças, auxiliando as mesmas em
seu aprendizado e desenvolvimento pleno. As disfunções de aprendizado
representam desafios significativos no processo educacional, afetando a aquisição de
habilidades acadêmicas e socioemocionais, exigindo intervenções especializadas e
apoio adequado para maximizar o potencial dos indivíduos afetados. O Transtorno do
Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição que afeta a habilidade de
uma pessoa para coordenar movimentos motores, podendo impactar
significativamente suas atividades diárias, educação e qualidade de vida, exigindo
abordagens terapêuticas e educacionais específicas. A região amazônica e rica em
extensão territorial, seu ecossistema e fontes de água, contribuem para a manutenção
da vida em todo planeta Terra. Porém a região, enfrenta múltiplos desafios
relacionados a convivência intensa com a natureza. Desta forma, o objetivo deste
trabalho e discorrer acerca da maior prevalência de pTDC no Amazonas, quando
comparado aos níveis nacionais e internacionais. Justifica-se a escolha da temática,
pela relevância da identificação precoce de distúrbios de aprendizagem, para
maximizar as oportunidades de desenvolvimento pleno das crianças. Questiona-se a
relação entre o IDH do Estado do Amazonas e prevalência de pTDC em sua
população. Através da revisão de literatura, constata-se a prevalência superior na
região Amazônica de pTDC quando comparada aos níveis nacionais e mundiais,
atrelados ao seu baixo desempenho no IDH |