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Dissertação
Tematização da saúde nas aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico: uma experiência em Fonte Boa/Am
O presente estudo tem como principal foco abordar a implementação de uma abordagem salutogênica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, visando promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde entre os estudantes. O tema delimitado concentra-se na tematização da saúde nas aulas de Ed...
Autor principal: | Lima, Kemeson Walmir de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1477593001071711 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10315 |
Resumo: |
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O presente estudo tem como principal foco abordar a implementação de uma
abordagem salutogênica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, visando
promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde entre os estudantes. O
tema delimitado concentra-se na tematização da saúde nas aulas de Educação Física,
destacando a importância de abordagens pedagógicas que integram o conceito de
saúde de maneira significativa e contextualizada à realidade dos estudantes. O
objetivo geral é investigar as experiências advindas da tematização da saúde nas
aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico, visando contribuir para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e significativas. Para tanto,
definiram-se os seguintes objetivos específicos: identificar, descrever, analisar e
elaborar propostas pedagógicas que promovam uma visão ampla de saúde. A
abordagem desta temática, ressalta a relevância de práticas pedagógicas que
considerem o contexto sociocultural dos estudantes, promovendo uma visão de saúde
que vai além da mera relação causal entre exercício e bem-estar, abrangendo uma
perspectiva mais integral que considera os diversos fatores que influenciam a saúde.
A metodologia adotada é qualitativa, com foco no planejamento e desenvolvimento de
aulas de Educação Física, utilizando técnicas como pesquisa reflexiva, observação
participante e diário de campo para produzir e analisar dados. Este método visa
entender as práticas pedagógicas e sua influência para o ensino do tema da saúde,
buscando aprimorar estratégias de ensino e aprendizagem. Os principais resultados
evidenciam a possibilidade do uso da abordagem salutogênica, mostrando que a
implementação de práticas pedagógicas baseadas na compreensibilidade,
gerenciabilidade e significância contribui para uma visão mais ampla e positiva da
saúde por parte dos estudantes. Além disso, a pesquisa destacou que o planejamento
pedagógico orientado por esses pilares promove um ambiente de aprendizagem que
valoriza o bem-estar geral, estimulando o engajamento ativo dos estudantes nas
atividades e na construção de conhecimento sobre saúde de forma crítica e reflexiva.
Destacou-se a produção de um caderno pedagógico como ponto forte, fornecendo um
legado para a tematização da saúde na Educação Física. Com o levantamento de
informações ao longo da pesquisa e da análise delas, foi possível concluir que a
abordagem salutogênica é profícua para a Educação Física, destacando seu potencial
em promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde. A implementação
dessa perspectiva, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, alcançou os
objetivos propostos e contribuiu significativamente para o engajamento dos
estudantes nas aulas. Destaca-se a importância de futuras pesquisas e práticas
pedagógicas que priorizem a saúde a partir desta abordagem, visando a promoção da
saúde dos estudantes. |