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Dissertação
A Educação Ambiental e a Economia Verde na percepção de professores, no município de Humaitá, Amazonas, Brasil /
longos dos anos, principalmente em razão do cenário de degradação ambiental, onde o solo, água, ar e as árvores são corrompidos, motivando alertas a nível global, visto que essas ações que em grande parte são de origem antrópicas vem se intensificando cada vez mais, sobretudo em países em desenvolvi...
Autor principal: | Silva, Carmen Malafaia |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9984774722130517, https://orcid.org/0000-0002-7723-5057 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10366 |
Resumo: |
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longos dos anos, principalmente em razão do cenário de degradação ambiental, onde o solo, água, ar e as árvores são corrompidos, motivando alertas a nível global, visto que essas ações que em grande parte são de origem antrópicas vem se intensificando cada vez mais, sobretudo em países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil e regiões ricas em recursos naturais como é o caso da Amazônia, onde a economia gira em volta de apropriação e exploração natural. Tendo em vista que a Educação Ambiental (EA) é um meio atenuante, pois permiti dialogar sobre assuntos universais. Deste modo, objetivou-se com essa pesquisa analisar o conceito de EV e integrar a EA, a fim de promover uma sensibilização dos professores de uma escola pública da mesorregião Sul do Amazonas. Para isso, utilizou-se métodos de pesquisas bibliográficas, quali-quantitativas, descritiva e pesquisa-ação. Os dados coletados ocorreram por meio de observações durante uma palestra, e na elaboração de propostas, e um questionário semiestruturado. O público-alvo foram os professores do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI). Os dados coletados ao perfil socioeconômico dos professores demonstram que 54,9% dos professores são mulheres, maioria está na faixa etária de 36 a 45 anos, 73,7% se consideram pardos, 68,4% são casados, a maioria possui ensino superior completo, 79% recebem entre três e seis salários-mínimos. Quanto a percepção ambiental, as respostas demonstram diferentes visões sobre o meio ambiente, mas os professores reconhecem a importância da preservação ambiental, a maioria se preocupa com as notícias sobre o meio ambiente na região, mas há a necessidade de combater a desinformação sobre questões ambientais. Quanto a EV e a EA, 42,1% dos professores desconhecem o termo "Economia Verde". Este termo ainda não é muito popularizado, autores afirmam que a EV é um novo paradigma que busca revolucionar a forma como produzimos e consumimos bens e serviços, colocando a sustentabilidade no centro das decisões. A EV e a EA se complementam para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A EV pode ser integrada à EA em diferentes disciplinas, desenvolvendo a capacidade do aluno de perceber que o desenvolvimento econômico só terá resultados significativos a longo prazo se for realizado em bases sustentáveis. A falta de tempo para elaboração de atividades didáticas, a falta de entusiasmo dos alunos e a preocupação com o cenário atual da região Sul do Amazonas são desafios para trabalhar a EV nas escolas. A EV pode ser trabalhada na área educacional por meio da EA, buscando alternativas de renda com utilização dos recursos naturais de forma responsável. A EV integrada à EA pode contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os resultados demonstram a necessidade de fortalecer a formação continuada dos professores em EA e EV, além de promover a produção científica local e o combate à desinformação. A EV, integrada à EA, pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável da região e para a formação de cidadãos conscientes e críticos. |