Dissertação

Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukano

Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho consti...

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Autor principal: Alencar, Aldenice Fonseca
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6754060781735047, https://orcid.org/0009-0001-1596-9434
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104592024-11-05T05:06:21Z Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukano Modes of Being Ye’pa Mahsã: An Autoethnographic Narrative of Life and Knowledge Construction of a Tukano Teacher Alencar, Aldenice Fonseca Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes http://lattes.cnpq.br/6754060781735047 http://lattes.cnpq.br/0252784934597973 Santos, Jonatha Daniel dos http://lattes.cnpq.br/8023984475581127 Vieira, Carlos Magno Naglis http://lattes.cnpq.br/0757780259670322 https://orcid.org/0009-0001-1596-9434 Etnologia Professores indígenas Índios Tukano - Usos e costumes CIENCIAS HUMANAS Auto-Etnografia Pesquisadora Tukano Ye’pá Mahsõ Ye´pá kihti Percepção docente Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano. Nessas travessias fui ressignificando minhas práticas docentes frente à Ciência Tukano. Fui suturando e contextualizando conhecimentos que consideram os saberes do meu povo e seus modos de ser. Quanto à metodologia, o trabalho é de cunho autoetnográfico em comunhão com a abordagem qualitativa que orientou todo o percurso da pesquisae ajudou a entender o processo histórico pelo qual o povo Tukano vivenciou e vivência a colonialidade. Os discursos e reflexões que constituíram o modo como vamos traduzindo e negociando cosmologias, culturas, identidades pode contribuir para um ensino de ciências que reconhece do modo de ser do nosso povo. This research aimed to narrate my autoethnography as an indigenous teacher of the Tukano Ye'pá Mahsõ ethnicity from the indigenous community of Taracuá, in the municipality of São Gabriel da Cachoeira-AM, based on my personal, cultural, and educational experience in the Taracuá community, a context in which I have been shaping my identities. In addition to narrating these experiences as a researcher, I sought to describe the sutures, erasures, negotiations, and translations as an indigenous Tukano teacher-researcher intellectual. Throughout these journeys, I have been redefining my teaching practices in the face of Tukano Science. I have been suturing and contextualizing knowledge that considers the wisdom of my people and their ways of being. Regarding methodology, the work is of an autoethnographic nature in communion with the qualitative approach that guided the entire research process and helped understand the historical process through which the Tukano people have experienced and continue to experience coloniality. The discourses and reflections that have shaped the way we translate and negotiate cosmologies, cultures, identities can contribute to a science education that recognizes the way of being of our people. 2024-11-05T03:00:38Z 2024-05-22 Dissertação ALENCAR, Aldenice Fonseca. Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora Tukano. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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Professores indígenas
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description Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano. Nessas travessias fui ressignificando minhas práticas docentes frente à Ciência Tukano. Fui suturando e contextualizando conhecimentos que consideram os saberes do meu povo e seus modos de ser. Quanto à metodologia, o trabalho é de cunho autoetnográfico em comunhão com a abordagem qualitativa que orientou todo o percurso da pesquisae ajudou a entender o processo histórico pelo qual o povo Tukano vivenciou e vivência a colonialidade. Os discursos e reflexões que constituíram o modo como vamos traduzindo e negociando cosmologias, culturas, identidades pode contribuir para um ensino de ciências que reconhece do modo de ser do nosso povo.
author_additional Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
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author Alencar, Aldenice Fonseca
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