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Tese
Abelha nativas como instrumento para ecoalfabetização em escola da rede pública de Manaus- AM
A ecoalfabetização pressupõe indivíduos alfabetizados que compreendam as complexas relações entre todos os seres vivos e o ambiente que os cerca. Essas relações formam a teia que sustenta a vida no Planeta. A ecoalfabetização, sua teoria e metodologia, têm ganhado destaque nacionalmente como for...
Autor principal: | Dantas, Janeide Alexandre |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3020077158465130 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105062024-11-28T05:06:42Z Abelha nativas como instrumento para ecoalfabetização em escola da rede pública de Manaus- AM Dantas, Janeide Alexandre Scudeller, Veridiana Vizoni http://lattes.cnpq.br/3020077158465130 http://lattes.cnpq.br/5851800201987541 Costa, Mônica Suane Barbosa da Silva, Carlos Augusto da Souza, Aldalice Aguiar de Sustentabilidade e meio ambiente - Educação CIENCIAS BIOLOGICAS Alfabetização Abelha Interdisciplinariedade A ecoalfabetização pressupõe indivíduos alfabetizados que compreendam as complexas relações entre todos os seres vivos e o ambiente que os cerca. Essas relações formam a teia que sustenta a vida no Planeta. A ecoalfabetização, sua teoria e metodologia, têm ganhado destaque nacionalmente como forma de alfabetização ecológica. A alfabetização ecológica está se expandindo no cenário nacional, tanto na educação formal, em escolas e projetos escolares, quanto na educação não formal, através de ONGs, palestras e iniciativas voltadas para a sociedade em geral. A alfabetização ecológica está se consolidando como o futuro presente, ultrapassando as expectativas convencionais. Partindo do princípio da ecoalfabetização, este estudo avaliou a percepção ambiental de alunos do terceiro ano do ensino fundamental I, nos turmos matutino e vespertino, sobre as abelhas nativas, além de implementar atividades interdisciplinares e avaliar a eficiencia do método na alfabetização dessas crianças. Sendo assim, utilizou-se das abelhas nativas da região amazônica como instrumento de aprendizagem, empregando dispositivos pedagógicos, incluindo desenhos, atividades transversais alinhadas ao currículo do MEC e análises de gravuras comparadas pela tabela de indicadores de Alfabetização Ecológica nas fases iniciais e finais do projeto. Quanto à análise dos desenhos obtidos antes da execução das atividades interdisciplinares em relação à categorização dos indicadores de alfabetização ecológica, 75 participantes (média=18,75, DP=7,09e variância=50,25) tiveram suas ilustrações enquadradas na teoria de David Orr (1992). Adicionalmente, 18 participantes expressaram afinidade com a categorização de Layrargues (2003) (média=4,5, DP=2,89 e variância=8,33). Seis alunos tiveram suas ilustrações categorizadas de acordo com Queiroz (2013) (média=1,5, DP=0,58 e variância=0,33), enquanto apenas cinco discentes demonstraram compreensão da importância biológica das espécies e foram categorizados com os indicadores de alfabetização ecológica propostos por Capra (2003) (média=1,25, DP=1,5 e variância=2,25) Além disso, foram aplicados os princípios da alfabetização ecológica nas disciplinas de português e matemática por meio de testes relacionados à biologia da abelha. Os resultados das atividades indicam um aprendizado significativo, com altos índices de acertos no ditado (média=25,0, DP=4,5), interpretação de texto (média=12,75, DP=4,7), geometria (média=24,75, DP=5,75) e biologia da abelha (média=27, DP=11,5). Dessa forma, as atividades propostas, de maneira interdisciplinar, mostram-se capazes de contribuir para as demais disciplinas durante a fase de alfabetização, ao aumentar a motivação e participação dos alunos nas aulas, tornando-as mais dinâmicas e lúdicas. Ecoliteracy presupposes literate individuals who understand the complex relationships between all living beings and the environment that surrounds them. These relationships form the web that sustains life on the Planet. Ecoliteracy, its theory and methodology, have gained national prominence as a form of ecological literacy. Ecological literacy is expanding on the national scene, both in formal education, in schools and school projects, and in non- formal education, through NGOs, lectures and initiatives aimed at society in general. In line with Capra's vision, ecological literacy is emerging as the future present, surpassing conventional expectations. Based on the principle of ecoliteracy, this study evaluated the environmental perception of students in the third year of elementary school I, in the morning and afternoon classes, about native bees, in addition to implementing interdisciplinary activities and evaluating the efficiency of the method in the literacy of these children. therefore, bees native to the Amazon region were used as a learning instrument, employing pedagogical devices, including drawings, transversal activities aligned with the MEC curriculum and analysis of engravings compared by the Ecological Literacy indicator table in the initial and final phases of the project. Regarding the analysis of the drawings obtained before carrying out the interdisciplinary activities in relation to the categorization of ecological literacy indicators, 75 participants (mean=18.75, SD=7.0887 and variance=50.25) had their illustrations framed in the theory by David Orr (1992). Additionally, 18 participants expressed affinity with Layrargues' (2003) categorization (mean=4.5, SD=2.8868 and variance=8.3333). Six students had their illustrations categorized according to Queiroz (2013) (mean=1.5, SD=0.5774 and variance=0.3333), while only five students demonstrated understanding of the biological importance of the species and were categorized with the indicators of ecological literacy proposed by Capra (2003), (mean=1.25, SD=1.5 and variance=2.25) In addition, the principles of ecological literacy were applied in the subjects of Portuguese and mathematics through tests related to bee biology. The results of the activities indicate significant learning, with high rates of correct answers in dictation (average=25.0, SD=4.5), text interpretation (average=12.75, SD=4.7), geometry (average =24.75, SD=5.75) and bee biology (average=27, SD=11.5). In this way, the proposed activities, in an interdisciplinary manner, are capable of contributing to the other disciplines during the phase of literacy, by increasing students' motivation and participation in classes, making them more dynamic and playful. 2024-11-27T22:25:57Z 2024-03-13 Tese DANTAS, Janeide Alexandre. Abelha nativas como instrumento para ecoalfabetização em escola da rede pública de Manaus-AM. 2024. 94 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10506 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A ecoalfabetização pressupõe indivíduos alfabetizados que compreendam as
complexas relações entre todos os seres vivos e o ambiente que os cerca.
Essas relações formam a teia que sustenta a vida no Planeta. A
ecoalfabetização, sua teoria e metodologia, têm ganhado destaque
nacionalmente como forma de alfabetização ecológica. A alfabetização
ecológica está se expandindo no cenário nacional, tanto na educação formal, em
escolas e projetos escolares, quanto na educação não formal, através de ONGs,
palestras e iniciativas voltadas para a sociedade em geral. A alfabetização
ecológica está se consolidando como o futuro presente, ultrapassando as
expectativas convencionais. Partindo do princípio da ecoalfabetização, este
estudo avaliou a percepção ambiental de alunos do terceiro ano do ensino
fundamental I, nos turmos matutino e vespertino, sobre as abelhas nativas, além
de implementar atividades interdisciplinares e avaliar a eficiencia do método na
alfabetização dessas crianças. Sendo assim, utilizou-se das abelhas nativas da
região amazônica como instrumento de aprendizagem, empregando dispositivos
pedagógicos, incluindo desenhos, atividades transversais alinhadas ao currículo
do MEC e análises de gravuras comparadas pela tabela de indicadores de
Alfabetização Ecológica nas fases iniciais e finais do projeto. Quanto à análise
dos desenhos obtidos antes da execução das atividades interdisciplinares em
relação à categorização dos indicadores de alfabetização ecológica, 75
participantes (média=18,75, DP=7,09e variância=50,25) tiveram suas ilustrações
enquadradas na teoria de David Orr (1992). Adicionalmente, 18 participantes
expressaram afinidade com a categorização de Layrargues (2003) (média=4,5,
DP=2,89 e variância=8,33). Seis alunos tiveram suas ilustrações categorizadas
de acordo com Queiroz (2013) (média=1,5, DP=0,58 e variância=0,33),
enquanto apenas cinco discentes demonstraram compreensão da importância
biológica das espécies e foram categorizados com os indicadores de
alfabetização ecológica propostos por Capra (2003) (média=1,25, DP=1,5 e
variância=2,25) Além disso, foram aplicados os princípios da alfabetização
ecológica nas disciplinas de português e matemática por meio de testes
relacionados à biologia da abelha. Os resultados das atividades indicam um aprendizado significativo, com altos índices de acertos no ditado (média=25,0,
DP=4,5), interpretação de texto (média=12,75, DP=4,7), geometria
(média=24,75, DP=5,75) e biologia da abelha (média=27, DP=11,5). Dessa
forma, as atividades propostas, de maneira interdisciplinar, mostram-se capazes
de contribuir para as demais disciplinas durante a fase de alfabetização, ao
aumentar a motivação e participação dos alunos nas aulas, tornando-as mais
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