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Tese
Um Framework para representação de arquiteturas pedagógicas
Acompanhar a aprendizagem tem sido um grande desafio especialmente ao consideramos o uso de ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de construção do conhecimento. Dentre os recursos/ferramentas utilizadas atualmente, destacamos os portfólios digitais de aprendizagem ou e-portfólios, que...
Autor principal: | Soares, André Luiz do Vale |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5408311568687446 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10530 |
Resumo: |
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Acompanhar a aprendizagem tem sido um grande desafio especialmente ao consideramos
o uso de ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de construção do
conhecimento. Dentre os recursos/ferramentas utilizadas atualmente, destacamos os
portfólios digitais de aprendizagem ou e-portfólios, que permitem a estudantes registrarem
sua produção intelectual ao longo do tempo, gerando evidências de seu aprendizado,
usualmente para uma avaliação qualitativa, caracterizando um processo diferenciado e
interdisciplinar. Neste contexto, este trabalho buscou contribuir para a formalização dos
portfólios de aprendizagem através da definição de um framework de representação. O
percurso foi iniciado com a elicitação de requisitos funcionais e não funcionais, que em
adição e uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu análise in deep de caso real de portfólios
como ferramenta de aprendizagem. Baseado nesses requisitos, adotamos como
ancoragem conceitual a abordagem de “Arquiteturas Pedagógicas” (AP), fundamentada
em um modelo pedagógico construtivista e em processos de mediação, cooperação e
avaliação aderentes àquele modelo. Nesse cenário, o suporte computacional constitui um
dos elementos centrais da arquitetura, precisando apoiar os processos conforme os
modelos pedagógico e epistemológico correspondentes. Além da caracterização do
suporte computacional, vários modelos de representação foram construídos e orientaram
a definição de um modelo de referência sobre o qual o framework foi definido. Os artefatos
conceituais resultantes da investigação possibilitam uma representação canônica para os
portfólios de aprendizagem e abrem caminhos para sistematizar e consolidar seu uso. |