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Dissertação
Desenvolvimento vocacional e escolhas profissionais: o olhar dos estudantes do ensino médio sobre a participação da escola
Escolher uma profissão é um processo complexo que gera muitas incertezas, principalmente na adolescência. Esta fase do desenvolvimento coincide com a última etapa da Educação Básica, quando os estudantes precisam se manifestar por uma escolha profissional. Antes de fazer essa escolha, o jovem passa...
Autor principal: | Neves, Helene Gima |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0912524602293944, https://orcid.org/0009-0002-1082-2318 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10536 |
Resumo: |
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Escolher uma profissão é um processo complexo que gera muitas incertezas, principalmente na adolescência. Esta fase do desenvolvimento coincide com a última etapa da Educação Básica, quando os estudantes precisam se manifestar por uma escolha profissional. Antes de fazer essa escolha, o jovem passa por etapas do Desenvolvimento Vocacional, processo que acompanha o ciclo vital. Nesse sentido, a orientação profissional conribui na vida do estudante como instrumento de auxilio para as escolhas profissionais. A pesquisa surgiu para aprofundar o conhecimento dessa temática no contexto amazônico e teve como objetivo analisar, sob a perspectiva do estudante, como a escola auxilia na construção dos projetos profissionais no Ensino Médio. O lócus de estudo foi uma escola estadual situada na área urbana de Humaitá-AM. Os participantes foram 234 estudantes matriculados na três series do Ensino Médio. Adotamos a pesquisa de Método Misto e utilizamos, para a coleta de dados, a Escala de Exploração de Desenvolvimento Vocacional- EEIV- BR-2014, um questionário sociodemográfico e o Grupo Focal. Os resultados indicam que vários fatores influenciam a escolha de uma profissão, entre eles: a falta de informação dos estudantes sobre a variedade de opções de cursos superiores e cursos técnicos/profissionalizantes; a ausência de autorreflexão; dúvidas na escolha profissional; as dificuldades financeiras; o nível educacional e apoio dos pais, familiares, amigos e professores. Em relação à etapa de Desenvolvimento Vocacional, os estudantes da 1ª série estão na dimensão de Exploração, os da 2ª ainda estão confusos, variando entre a dimensão de Difusão e Foreclosure. Já os da 3ª série estão no Investimento. A pesquisa destaca a pouca ou nenhuma participação da escola na construção do projeto profissional. Se ela participasse mais ativamente desse processo, poderia auxiliar os alunos a explorarem as alternativas possíveis de estudo e/ou trabalho, baseadas em um autoconhecimento. Alguns alunos evidenciam a grande importância da orientação profissional na escola e salientam que necessitam desse auxílio na escolha da profissão. A escola oferece pouco estímulo para a vida profissional o que acaba dificultando na construção dos projetos profissionais. Assim, nota-se a ausência de programas de orientação profissional na Educação Básica e, dessa forma, muitos estudantes saem desnorteados sobre o futuro profissional, sem direcionamento ou até mesmo com muitas dúvidas do que fazer. |