Dissertação

Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)

As Representações Sociais vêm sendo empregadas de forma crescente em estudos de diversas áreas e, em se tratando do ensino-aprendizagem de inglês não tem sido diferente. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações de alunos do Ensino Médio sobre o ensino-aprend...

ver descrição completa

Autor principal: Bastos, Maria Ayane Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0481256874072822, https://orcid.org/0000-0003-1770-041X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10562
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10562
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105622024-12-28T05:06:21Z Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM) High school students' representations of English teaching and learning: a case study in a public school in Coari (AM) Bastos, Maria Ayane Costa Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/0481256874072822 /lattes.cnpq.br/4672487830828193 Moncayo, Vanúbia Araújo Laulate http://lattes.cnpq.br/1326733452395883 Schwade, Micheli Carolini de Deus Lima http://lattes.cnpq.br/7233602248140798 https://orcid.org/0000-0003-1770-041X Linguagem e línguas - Estudo e ensino Professores de línguas - Formação Língua inglesa - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Representações Ensino-aprendizagem de inglês Ensino médio Escola pública Formação de professores As Representações Sociais vêm sendo empregadas de forma crescente em estudos de diversas áreas e, em se tratando do ensino-aprendizagem de inglês não tem sido diferente. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações de alunos do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública em Coari (AM). Os objetivos específicos foram identificar e compreender como se dá o ensino-aprendizagem de inglês no interior do Amazonas à luz das representações dos alunos e em conformidade com essas representações, analisar possibilidades para se tornar esse ensino-aprendizagem de inglês mais efetivo na escola pública. O aporte teórico deste estudo foi ancorado na teoria das representações sociais e teve por base Jodelet (2001), Moscovici (1978) e autores que abordam o assunto na Linguística Aplicada, como Celani e Magalhães (2002) e Farr (2002). Apresento também um breve histórico do ensino-aprendizagem de inglês no Brasil, com um recorte para o Amazonas que teve por referência Leffa (2016), Monteiro (2009; 2014), Paiva (2001; 2003), Vale (2014) e outros. Exponho algumas considerações sobre o ensino-aprendizagem de inglês nas escolas públicas brasileiras que tiveram como base o estudo do British Council (2019) e as orientações propostas na BNCC (Brasil, 2018) e, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio, tomei por referência Marzari e Gehres (2015), Gasparini (2005), Eidelwein e Motin (2021), Brasil (2018) e Amazonas (2019). A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada, é de abordagem qualitativa com base em Fraser e Godim (2004) e Minayo (2002) e se configura como um estudo de caso, fundamentado em Yin (2005), Stake (2003) e André (2013). O contexto foi uma escola pública de Ensino Médio de tempo integral, localizada numa cidade do interior do Amazonas e os instrumentos de pesquisa foram dois questionários, um de perfil e um investigativo aplicados com dez alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Bardin (2016) e os resultados apontaram que o ensino-aprendizagem de inglês, dá-se por meio de metodologias que os participantes consideraram “práticas, ativa e diversificada” e de materiais como o quadro, o Livro Didático e o data show, sendo que este último é possível apenas para professores que investiram na compra desse objeto, o que desvelou o investimento financeiro dos professores na aquisição de materiais didáticos e a carência desses materiais não apenas no ensino-aprendizagem de inglês, mas no contexto da escola de Tempo Integral em questão. O estudo revelou ainda que os professores preparam e adaptam materiais envolvendo o contexto dos alunos. Como principais dificuldades dos alunos, emergiram a pronúncia e as regras gramaticais do idioma. Para tornar o ensino-aprendizagem de inglês mais efetivo, os dados apontaram que são necessárias mais “atividades práticas e dinâmicas”, o aumento da carga horária das aulas de inglês, mais interesse dos alunos, uma relação de simpatia entre professor e aluno nas aulas de inglês e investimentos na formação inicial e contínua do professor. Social Representations have been increasingly used in studies in various fields and English teaching and learning has been no different. The general aim of this research was to investigate High School students’ representations about the teaching-learning of English in a public school in Coari – Amazonas. The specific objectives were to identify and understand how English teaching-learning takes place in public schools in the interior of Amazonas in the light of student’s representations and, in accordance with these representations, to analyze possibilities for making the teaching-learning of English more effective in public schools. The theoretical contribution of this study was grounded on the theory of social representations, and it was based on Jodelet (2001), Moscovici (1978) and authors who address the subject in Applied Linguistics, such as Celani and Magalhães (2002) and Farr (2002). A brief history of the teaching-learning of English in Brazil, with focus on Amazonas, based on Leffa (2016), Monteiro (2009; 2014), Paiva (2001; 2003), Vale (2014) and others is also presented. Some considerations about the teaching-learning of English in Brazilian public schools are presented, based on the British Council (2019) and the guidelines proposed in the BNCC (Brazil, 2018). As far as teaching-learning of English in High School, it was used Marzari and Gehres (2015), Gasparini (2005), Eidelwein and Motin (2021), Brazil (2018) and Amazonas (2019) as references. This research is a study in the field of Applied Linguistics, and it takes a qualitative approach based on Fraser and Godim (2004) and Minayo (2002) and it was configured as a case study, based on Yin (2005), Stake (2003) and André (2013). The context was a full-time public High School located in the interior of Amazonas and the research instruments were two questionnaires, a profile and an investigative questionnaire applied to ten 3rd grade High School students. Bardin's Analysis (2016) was used to analyze the data and the results showed that the teaching-learning is carried out using methodologies that the participants considered to be “practical, active and diversified” and using materials such as the blackboard, the textbook and the data show, the last one is only possible for teachers who have invested in the purchase of this object, which reveals the teachers' financial investment in the acquisition of teaching materials and the lack of these materials not only in teaching-learning of English, but in the context of the full-time school in question. The study also revealed that teachers prepare and adapt materials involving the students' context. The students' main difficulties are pronunciation and grammar rules. To make the teaching-learning of English more effective, the data showed that more “practical and dynamic activities” are needed, an increase in the number of hours of English classes, more interest from students, a friendly relationship between teacher and student in English classes and investment in initial and ongoing teacher training. 2024-12-27T19:43:43Z 2024-08-28 Dissertação BASTOS, Maria. Ayane. Costa. Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM). 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10562 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Representações
Ensino-aprendizagem de inglês
Ensino médio
Escola pública
Formação de professores
spellingShingle Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Representações
Ensino-aprendizagem de inglês
Ensino médio
Escola pública
Formação de professores
Bastos, Maria Ayane Costa
Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
topic_facet Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Representações
Ensino-aprendizagem de inglês
Ensino médio
Escola pública
Formação de professores
description As Representações Sociais vêm sendo empregadas de forma crescente em estudos de diversas áreas e, em se tratando do ensino-aprendizagem de inglês não tem sido diferente. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações de alunos do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública em Coari (AM). Os objetivos específicos foram identificar e compreender como se dá o ensino-aprendizagem de inglês no interior do Amazonas à luz das representações dos alunos e em conformidade com essas representações, analisar possibilidades para se tornar esse ensino-aprendizagem de inglês mais efetivo na escola pública. O aporte teórico deste estudo foi ancorado na teoria das representações sociais e teve por base Jodelet (2001), Moscovici (1978) e autores que abordam o assunto na Linguística Aplicada, como Celani e Magalhães (2002) e Farr (2002). Apresento também um breve histórico do ensino-aprendizagem de inglês no Brasil, com um recorte para o Amazonas que teve por referência Leffa (2016), Monteiro (2009; 2014), Paiva (2001; 2003), Vale (2014) e outros. Exponho algumas considerações sobre o ensino-aprendizagem de inglês nas escolas públicas brasileiras que tiveram como base o estudo do British Council (2019) e as orientações propostas na BNCC (Brasil, 2018) e, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio, tomei por referência Marzari e Gehres (2015), Gasparini (2005), Eidelwein e Motin (2021), Brasil (2018) e Amazonas (2019). A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada, é de abordagem qualitativa com base em Fraser e Godim (2004) e Minayo (2002) e se configura como um estudo de caso, fundamentado em Yin (2005), Stake (2003) e André (2013). O contexto foi uma escola pública de Ensino Médio de tempo integral, localizada numa cidade do interior do Amazonas e os instrumentos de pesquisa foram dois questionários, um de perfil e um investigativo aplicados com dez alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Bardin (2016) e os resultados apontaram que o ensino-aprendizagem de inglês, dá-se por meio de metodologias que os participantes consideraram “práticas, ativa e diversificada” e de materiais como o quadro, o Livro Didático e o data show, sendo que este último é possível apenas para professores que investiram na compra desse objeto, o que desvelou o investimento financeiro dos professores na aquisição de materiais didáticos e a carência desses materiais não apenas no ensino-aprendizagem de inglês, mas no contexto da escola de Tempo Integral em questão. O estudo revelou ainda que os professores preparam e adaptam materiais envolvendo o contexto dos alunos. Como principais dificuldades dos alunos, emergiram a pronúncia e as regras gramaticais do idioma. Para tornar o ensino-aprendizagem de inglês mais efetivo, os dados apontaram que são necessárias mais “atividades práticas e dinâmicas”, o aumento da carga horária das aulas de inglês, mais interesse dos alunos, uma relação de simpatia entre professor e aluno nas aulas de inglês e investimentos na formação inicial e contínua do professor.
author_additional Monteiro, Marta de Faria e Cunha
author_additionalStr Monteiro, Marta de Faria e Cunha
format Dissertação
author Bastos, Maria Ayane Costa
author2 http://lattes.cnpq.br/0481256874072822
https://orcid.org/0000-0003-1770-041X
author2Str http://lattes.cnpq.br/0481256874072822
https://orcid.org/0000-0003-1770-041X
title Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
title_short Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
title_full Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
title_fullStr Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
title_full_unstemmed Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
title_sort representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em coari (am)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10562
_version_ 1831970390698622976
score 11.753735