Dissertação

Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula

No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade,...

ver descrição completa

Autor principal: Ramos, Osvaldo Martins
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/3714454590727361
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10574
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105742025-01-07T05:06:00Z Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula Ramos, Osvaldo Martins Costa, Valcicléia Pereira da https://lattes.cnpq.br/3714454590727361 http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 Gontijo, Pedro Ergnaldo http://lattes.cnpq.br/2496597365610298 Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS Tolerância Ensino de filosofia Voltaire Freire Bobbio No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade, levando em muitos momentos a intensificações de animosidades e intolerâncias, produzindo conflitos que atingem todos os estratos da vida humana (sociedade, família, escola...). A filosofia com seu conhecimento milenar tem muito a contribuir para apoiar e executar programas educacionais para a tolerância. Pensadores como Voltaire, Bobbio e Freire contribuem muito para a confecção de uma proposta de competência para a tolerância e para o ensino de filosofia. Para esses pensadores, a tolerância é um imperativo prioritário a vida humana, eles promovem uma racionalidade ao tema que nos leva a um denominador comum, a promoção de uma cultura da tolerância. In the contemporary world, tolerance is more necessary than ever. We live in a time marked by cosmopolitanism and multiculturalism, by accelerated human mobility, digital communication and the transformation of new forms of social organization, making the current world a mark of diversity, leading in many moments to the intensification of animosities and intolerances, producing conflicts that affect all strata of human life (society, family, school...). Philosophy, with its age-old knowledge, has much to contribute to support and implement educational programs for tolerance. Thinkers like Voltaire, Bobbio and Freire contributed a lot to the making of a competence proposal for tolerance and for the teaching of philosophy. For these thinkers, tolerance is a priority imperative for human life, they promote a rationality to the theme that leads us to a common denominator, the promotion of a culture of tolerance. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-01-06T21:08:13Z 2024-10-30 Dissertação Ramos, Osvaldo Martins. Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS
Tolerância
Ensino de filosofia
Voltaire
Freire
Bobbio
spellingShingle Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS
Tolerância
Ensino de filosofia
Voltaire
Freire
Bobbio
Ramos, Osvaldo Martins
Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
topic_facet Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS
Tolerância
Ensino de filosofia
Voltaire
Freire
Bobbio
description No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade, levando em muitos momentos a intensificações de animosidades e intolerâncias, produzindo conflitos que atingem todos os estratos da vida humana (sociedade, família, escola...). A filosofia com seu conhecimento milenar tem muito a contribuir para apoiar e executar programas educacionais para a tolerância. Pensadores como Voltaire, Bobbio e Freire contribuem muito para a confecção de uma proposta de competência para a tolerância e para o ensino de filosofia. Para esses pensadores, a tolerância é um imperativo prioritário a vida humana, eles promovem uma racionalidade ao tema que nos leva a um denominador comum, a promoção de uma cultura da tolerância.
author_additional Costa, Valcicléia Pereira da
author_additionalStr Costa, Valcicléia Pereira da
format Dissertação
author Ramos, Osvaldo Martins
author2 https://lattes.cnpq.br/3714454590727361
author2Str https://lattes.cnpq.br/3714454590727361
title Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
title_short Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
title_full Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
title_fullStr Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
title_full_unstemmed Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
title_sort por uma educação para a tolerância: um diálogo com voltaire, norberto bobbio e paulo freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574
_version_ 1831970393089376256
score 11.753896