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Dissertação
Educação Escolar Indígena e cultura: uma etnografia das práticas pedagógicas nas escolas dos Anos Iniciais Munduruku na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (AM).
De natureza etnográfica e com base em minha vida e vivência, busco analisar a relação entre a escolarização do povo Munduruku, do Território Indígena Kwatá-Laranjal (AM), e a contribuição desse evento para a cultura e para sua história. Problematizo, para fins de análise, se a educação escolar te...
Autor principal: | Lima, Emilson Frota de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8685351961748823 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10594 |
Resumo: |
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De natureza etnográfica e com base em minha vida e vivência, busco analisar a relação entre a
escolarização do povo Munduruku, do Território Indígena Kwatá-Laranjal (AM), e a
contribuição desse evento para a cultura e para sua história. Problematizo, para fins de análise,
se a educação escolar tem dialogado com a educação indígena/cultura e como os Munduruku
percebem essas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar como são percebidas
(ressignificadas) as práticas pedagógicas nas escolas de séries iniciais. Esse questionamento
segue um movimento de análise em que o olhar do pesquisador procura articular a dinâmica
interna do campo formativo a partir da percepção dos sujeitos envolvidos nos diversos
processos formativos educacionais. Por se tratar de uma pesquisa de natureza etnográfica, o
estudo valeu-se da observação participante e da entrevista semiestruturada. |