Dissertação

História e memória da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro

O ser humano sempre teve a necessidade de deixar registros de sua história de vida e fez isso quando desenhou em paredes de cavernas, no período paleolítico, há 40.000 a.C. Um homem sem registros é um homem sem história, sem identidade, sem memórias para as gerações futuras. O indivíduo que narra su...

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Autor principal: Pereira, Kelcimar Saboia
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1836227496958392
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10664
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106642025-02-13T05:07:25Z História e memória da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro History and memory of the Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro Community Pereira, Kelcimar Saboia Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/1836227496958392 http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Peixoto, Shirley Cintra Portela de Sá http://lattes.cnpq.br/3504639722953923 Souto, Caio Augusto Teixeira http://lattes.cnpq.br/3331693841423923 História - Amazônia CIENCIAS HUMANAS História Memória Amazônia Amazonas Comunidade Nossa Senhora de Fátima do rio Negro O ser humano sempre teve a necessidade de deixar registros de sua história de vida e fez isso quando desenhou em paredes de cavernas, no período paleolítico, há 40.000 a.C. Um homem sem registros é um homem sem história, sem identidade, sem memórias para as gerações futuras. O indivíduo que narra sua história, afirma e estabelece sua existência para seus descendentes, marca em si um ponto de referência quanto a sua época de vida. A presente pesquisa tem como objetivo geral, registrar a história e a memória da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro, a partir das memórias dos moradores deste lugar através de entrevistas realizadas durante as visitas à comunidade além de: Inventariar estudos sobre a comunidade em foco e compreender a razão pelo qual os moradores desconhecem essas contribuições; Compreender, interpretar e registrar as narrativas que relatam a história e a memória da Comunidade e de seus processos de criação. É uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e interdisciplinar. É qualitativa por buscar compreender aspectos subjetivos dos sujeitos tais como: visão, comportamentos, preferências, pensamentos entre outros. É interdisciplinar por permear pelo universo de várias disciplinas, a saber: a geografia, utilizada para localização, mapeamento, características físicas e sociais da população; a história, para entender e saber como a comunidade surgiu, quais foram os primeiros moradores; a ciência, por meio da ecologia, foi utilizada para demonstrar como ocorre a interação entre os indivíduos e o seu meio físico; a psicologia, em especial, a neurociência cognitiva para entender os processos da memória; a pedagogia, em relação ao processo de educação escolar; e a filosofia, quanto ao estudo do corpo relacionado ao trabalho. A pesquisa está norteada nos pressupostos teóricos de estudos e pesquisas de: Freitas, (2012); Lakatos (2017) Benchimol (2009); Ecléa Bosi (1994); Le Goff (1990); Paul Thompson (2006); Wagley (1959); Noberth Elias e Eric Dunning (1939,1984, 1986); Souza (2021), Santana (2015); Matos (2015); Davidoff (2001); e outros. . Através desta pesquisa foi possível perceber que a comunidade tem perdido as configurações, adquirindo características de bairro. O ajuri, mais conhecido como mutirão não acontece mais; as trocas que havia sobre os alimentos é algo que também pouco vimos, antes, um morador ao matar uma caça ou pegar peixes, por exemplo, ao chegar, dividia a carne ou o peixe com o seu vizinho, agora essas coisas são vendidas; os moradores mais velhos estão saindo da comunidade e adentrado os vicinais em busca de sossego, silêncio e uma forma de viver como se vivia no início da comunidade; foi percebido ainda que os registros da história da comunidade estavam nas fotografias, nas casas, nas falas, nos documentos e na memória dos mais velhos. Human beings have always had the need to leave records of their life history and they did this when they drew on cave walls, in the Paleolithic period, 40,000 BC. A man without records is a man without history, without identity, without memories for generations future ones. The individual who narrates his story, affirms and establishes his existence for his descendants, marks himself a point of reference regarding his period of life. The present research has the general objective of recording the history and memory of the Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro Community, based on the memories of the residents of this place through interviews carried out during visits to the community in addition to: Inventorying studies on the community in focus and understand why residents are unaware of these contributions; Understand, interpret and record the narratives that tell the history and memory of the Community and its creation processes. It is qualitative and terdisciplinary field research. It is qualitative as it seeks to understand subjective aspects of subjects such as: vision, behaviors, preferences, thoughts, among others. And it is interdisciplinary as it permeates the universe of several disciplines, namely: geography, used for location, mapping, physical and social characteristics of the population; the history, to understand and know how the community emerged, who were the first residents; science, through ecology, was used to demonstrate how the interaction between individuals and their physical environment occurs; psychology, in particular, cognitive neuroscience to understand memory processes; pedagogy, in relation to the school education process; and philosophy, regarding the study of the body related to work. The research is guided by the theoretical assumptions of studies and research by: Freitas, (2012); Lakatos (2017) Benchimol (2009); Ecléa Bosi (1994); Le Goff (1990); Paul Thompson (2006); Wagley (1969); Noberth Elias and Eric Dunning, (1939, 1984, 1986); Paulo Freire (1967); Souza (2021), Santana (2015); Matos (2015); Joaquim Justino Moura dos Santos (1991); Jackeline de Araújo Barino, (2019); and others. . Through this research it was possible to notice that the community has lost its configurations, acquiring neighborhood characteristics. The ajuri, better known as joint effort, no longer happens; the exchanges that took place over food is something that we have also rarely seen, before, a resident when killing game or catching fish, for example, when you arrived, you shared the meat or fish with your neighbor, now these things are sold; older residents are leaving the community and entering the neighborhoods in search of peace, silence and a way of living as people lived at the beginning of the community; It was also noticed that the records of the community's history were in the photographs, in the houses, in the speeches, in the documents and in the memories of the elders. . 2025-02-12T17:57:51Z 2024-01-26 Dissertação PEREIRA, Kelcimar Saboia. História e memória da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Rio Negro. 2024. 184 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10664 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
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