Dissertação

Políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador em perspectiva comparada: traços neoliberais em debate

A expansão da criação de sistemas de avaliação com o objetivo de aferir a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na América Latina, nas décadas de 1980 e 1990, demonstra a forte influência externa de organismos internacionais no entendimento do Estado sobre o papel da educação na socied...

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Autor principal: Souza, Micaelle Cardoso de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9153385206353643, https://orcid.org/0000-0003-4237-6199
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10702
Resumo:
A expansão da criação de sistemas de avaliação com o objetivo de aferir a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na América Latina, nas décadas de 1980 e 1990, demonstra a forte influência externa de organismos internacionais no entendimento do Estado sobre o papel da educação na sociedade contemporânea. A lógica neoliberal, ao adentrar os países considerados periféricos e semiperiféricos na geopolítica capitalista, nos impõe o desafio de pensar como as instituições de educação superior públicas podem construir frentes de resistência face às disformidades das avaliações em larga escala em contexto de consolidação do ideário neoliberal no campo da Educação. Nesse sentido, a relação entre os campos sociais da Educação e da Economia é tomada à análise neste trabalho como contexto de emergência desta dissertação, uma vez que as políticas educacionais, e em específico as de avaliação, em muitos casos são elaboradas direta ou indiretamente por agentes ligados a conglomerados econômicos nacionais e internacionais, o que influencia no entendimento da sociedade como um todo sobre a avaliação, a noção de qualidade e a própria universidade e seu papel social. O objetivo geral da investigação de mestrado aqui apresentada consistiu em analisar as expressões e influências do campo econômico nas políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador. Epistemologicamente, trabalhamos com a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu nos aspectos do poder simbólico, do conceito de Estado e da teoria dos campos sociais, combinamos esta perspectiva com a Sociologia da Ação Pública francesa de Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès. Nosso tipo de pesquisa é a Pesquisa Comparada, no sentido da compreensão da complexidade da avaliação nos países em questão, que, apesar de semelhanças como influências internacionais no sentido da homogeneização das políticas educacionais e o fato de figurarem ambos na América Latina, possuem suas especificidades intrarregionais, histórico-sociais, políticas e educacionais. Utilizamos ainda a Pesquisa Documental para o trabalho que desenvolvemos com os documentos das políticas públicas de avaliação do ensino superior brasileira e equatoriana, aqui, a partir de um diálogo com Laurence Bardin e Eneida Oto Shiroma, realizamos levantamento, seleção, construção do corpus documental, categorização e análise de leis, portarias, relatórios técnicos e guias dos dois países investigados. Desenvolvemos uma análise comparada a partir das seguintes categorias: Classificação, Papel do Estado e Concepção de Universidade. Comparativamente conseguimos identificar como, mesmo em distintas realidades, expressões do Neoliberalismo são incorporadas nos modelos de avaliação e acreditação, com ênfase no desempenho e nos resultados, nos processos de responsabilização docente e estudantil, na naturalização de modelos empresariais de gestão de qualidade no interior da universidade e na próprio habitus individual e coletivo da sociedade diante da função da educação e da universidade no mundo contemporâneo.