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Tese
Validação das instruções do Teste KTK para cultura Surda
A educação inclusiva é um movimento global que visa promover os direitos das pessoas com deficiência, exigindo que escolas adaptem currículos, avaliações e formações docentes para atender a todos os estudantes. No caso de estudantes surdos, a educação bilíngue – com Libras como língua materna (L1...
Autor principal: | Ponce, Keegan Bezerra |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2086170275932604, https://orcid.org/0000-0003-4351-3204 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10759 |
Resumo: |
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A educação inclusiva é um movimento global que visa promover os direitos das pessoas com deficiência, exigindo que escolas adaptem currículos, avaliações e formações docentes para atender a todos os estudantes. No caso de estudantes surdos, a educação bilíngue – com Libras como língua materna (L1) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita – (L2) se mostra essencial para o desenvolvimento integral. A Lei nº 10.436/2002 regulamenta Libras como meio oficial de comunicação e expressão no Brasil, destacando sua relevância para a formação educacional de pessoas surdas. Nosso estudo destaca a importância de traduções específicas para aulas de Educação Física, onde o desafio de comunicação pode ser mitigado com materiais pedagógicos e avaliações adaptadas. A Educação Física, por sua própria natureza prática, apresenta um desafio particular em termos de comunicação para estudantes surdos. Assim, garantir que esses estudantes compreendam claramente as instruções e os objetivos das atividades é crucial para sua inclusão efetiva. Neste contexto, buscamos validar a tradução do teste KTK na Libras, analisando se as instruções traduzidas são claras, pertinentes e compreensíveis para a comunidade surda. O processo de validação envolveu especialistas na educação de surdos, um estudo-piloto com a comunidade surda (estudantes de Letras-Libras) e uma coleta com público-alvo. Por meio de um vídeo didático com duração de 5 minutos e 27 segundos, que apresenta um sinalário dos instrumentos e instruções para as tarefas do Teste KTK na Libras, utilizamos o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) como métricas de análise. A avaliação pelos especialistas revelou concordância quase perfeita (IVC entre 0,88 e 1,00), confirmando a clareza, relevância e pertinência das instruções. O estudo-piloto, realizado com estudantes surdos e ouvintes do curso de Graduação em Letras-Libras, também apresentou altos índices de clareza (CVC = 0,961), adequação (CVC = 0,953) e compreensão (CVC = 0,978). Os resultados do CVC dos itens avaliados pelo público-alvo demonstraram na dimensão de clareza, índices que variam entre 0,91 (Itens 5 e 6) e 0,93 (Item 7), com um coeficiente total de 0,92. Estes resultados demonstram que as instruções traduzidas para Libras são efetivamente compreendidas pela comunidade surda, atendendo às suas necessidades específicas. A análise psicométrica indicou que os critérios avaliados atendem às exigências de instrumentos válidos e inclusivos, conforme a literatura acadêmica. A validação das instruções do teste KTK para Libras apresenta inúmeras possibilidades para a promoção da inclusão e da equidade, garantindo que estudantes surdos sejam avaliados de forma justa e coerente com sua comunicação. Além disso, o processo de tradução e validação das instruções do teste KTK para Libras contribui significativamente para a formação de práticas pedagógicas mais inclusivas. A inclusão de estudantes surdos em todas as atividades escolares, especialmente na Educação Física, promove o desenvolvimento integral destes alunos, respeitando suas especificidades e garantindo uma educação de qualidade. Concluímos que as instruções do teste KTK traduzidas para Libras são adequadas e válidas para uso na comunidade surda, apresentando um grande potencial para a contribuição nas práticas pedagógicas mais inclusivas. Este estudo reforça a importância de adaptações específicas e da valorização da educação bilíngue para o desenvolvimento integral de estudantes surdos, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. A educação inclusiva, portanto, se consolida como um direito fundamental que deve ser garantido a todos, sem exceções. |