Tese

Validação das instruções do Teste KTK para cultura Surda

A educação inclusiva é um movimento global que visa promover os direitos das ‎pessoas com deficiência, exigindo que escolas adaptem currículos, avaliações e ‎formações docentes para atender a todos os estudantes. No caso de estudantes surdos, a ‎educação bilíngue – com Libras como língua materna (L1...

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Autor principal: Ponce, Keegan Bezerra
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2086170275932604, https://orcid.org/0000-0003-4351-3204
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10759
Resumo:
A educação inclusiva é um movimento global que visa promover os direitos das ‎pessoas com deficiência, exigindo que escolas adaptem currículos, avaliações e ‎formações docentes para atender a todos os estudantes. No caso de estudantes surdos, a ‎educação bilíngue – com Libras como língua materna (L1) e a Língua Portuguesa na ‎modalidade escrita – (L2) se mostra essencial para o desenvolvimento integral. A Lei ‎nº 10.436/2002 regulamenta Libras como meio oficial de comunicação e expressão no ‎Brasil, destacando sua relevância para a formação educacional de pessoas surdas. ‎Nosso estudo destaca a importância de traduções específicas para aulas de Educação ‎Física, onde o desafio de comunicação pode ser mitigado com materiais pedagógicos e ‎avaliações adaptadas. A Educação Física, por sua própria natureza prática, apresenta ‎um desafio particular em termos de comunicação para estudantes surdos. Assim, ‎garantir que esses estudantes compreendam claramente as instruções e os objetivos das ‎atividades é crucial para sua inclusão efetiva. Neste contexto, buscamos validar a ‎tradução do teste KTK na Libras, analisando se as instruções traduzidas são claras, ‎pertinentes e compreensíveis para a comunidade surda. O processo de validação ‎envolveu especialistas na educação de surdos, um estudo-piloto com a comunidade ‎surda (estudantes de Letras-Libras) e uma coleta com público-alvo. Por meio de um vídeo didático com duração de 5 ‎minutos e 27 segundos, que apresenta um sinalário dos instrumentos e ‎instruções para as tarefas do Teste KTK na Libras, utilizamos o Índice de Validade ‎de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) como métricas de ‎análise. A avaliação pelos especialistas revelou concordância quase perfeita (IVC entre ‎‎0,88 e 1,00), confirmando a clareza, relevância e pertinência das instruções. O estudo-‎piloto, realizado com estudantes surdos e ouvintes do curso de Graduação em Letras-‎Libras, também apresentou altos índices de clareza (CVC = 0,961), adequação (CVC = ‎‎0,953) e compreensão (CVC = 0,978). Os resultados do CVC dos itens avaliados pelo público-alvo demonstraram na dimensão de clareza, índices que variam entre 0,91 (Itens 5 e 6) e 0,93 (Item 7), com um coeficiente total de 0,92. Estes resultados demonstram que as instruções ‎traduzidas para Libras são efetivamente compreendidas pela comunidade surda, ‎atendendo às suas necessidades específicas. A análise psicométrica indicou que os ‎critérios avaliados atendem às exigências de instrumentos válidos e inclusivos, ‎conforme a literatura acadêmica. A validação das instruções do teste KTK para Libras ‎apresenta inúmeras possibilidades para a promoção da inclusão e da equidade, ‎garantindo que estudantes surdos sejam avaliados de forma justa e coerente com sua ‎comunicação. Além disso, o processo de tradução e validação das instruções do teste ‎KTK para Libras contribui significativamente para a formação de práticas pedagógicas ‎mais inclusivas. A inclusão de estudantes surdos em todas as atividades escolares, ‎especialmente na Educação Física, promove o desenvolvimento integral destes alunos, ‎respeitando suas especificidades e garantindo uma educação de qualidade. Concluímos ‎que as instruções do teste KTK traduzidas para Libras são adequadas e válidas para uso ‎na comunidade surda, apresentando um grande potencial para a contribuição nas ‎práticas pedagógicas mais inclusivas. Este estudo reforça a importância de adaptações ‎específicas e da valorização da educação bilíngue para o desenvolvimento integral de ‎estudantes surdos, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. A educação ‎inclusiva, portanto, se consolida como um direito fundamental que deve ser garantido a ‎todos, sem exceções.‎