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Dissertação
Pesquisas em ensino de botânica e sua (des)valorização no espaço acadêmico : um estudo de teses e dissertações defendidas no Brasil - 2002 a 2022
A Botânica é uma das áreas pertencentes à Biologia, que tem como objetivo compreender os vegetais, tais organismos apresentam significativas atribuições que permeiam dos aspectos ecológicos aos sociais. O processo relacionado ao Ensino de Botânica é extremamente importante, principalmente em um c...
Autor principal: | Magalhães, Thales Pessoa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1211468017837377, https://orcid.org/0000-0002-3613-6896 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10790 |
Resumo: |
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A Botânica é uma das áreas pertencentes à Biologia, que tem como objetivo
compreender os vegetais, tais organismos apresentam significativas atribuições que
permeiam dos aspectos ecológicos aos sociais. O processo relacionado ao Ensino de
Botânica é extremamente importante, principalmente em um cenário mundial em que
há forte inclinação para a destruição da biodiversidade florística, podendo o Ensino de
Botânica auxiliar na redução de tal problemática, possibilitando a formação de um
sujeito crítico. Entretanto, a literatura frequentemente aponta que o Ensino de
Botânica sofre com a apatia dos estudantes, tendo em vista que geralmente é
realizado de forma descontextualizada e pela apresentação sistemática de diversos
termos científicos, que desencadeiam a dificuldade da aprendizagem. Há um
fenômeno conhecido como impercepção botânica, que retrata a predileção dos
estudantes por outras áreas da biologia, se contrastada à Botânica, tal fenômeno
ainda aponta que as plantas passam frequentemente a ser despercebidas nos
ambientes, tidas como inferiores aos animais. Tendo em vista os pontos suscitados,
o presente estudo teve como objetivo analisar a produção de teses e dissertações
brasileiras relacionadas ao Ensino de Botânica no Brasil no período de 2002 a 2022.
Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por um estudo de revisão, que nos permite
mapear os aspectos mais favorecidos e os mais preteridos nas publicações
relacionadas à determinada área do conhecimento, possibilitando traçar novos
caminhos que podem orientar novas pesquisas. Sendo assim, foram adotados dois
descritores: “Ensino de Botânica” e “Ensino de Botânica na Amazônia”, no banco de
dados da Biblioteca Digital Brasileira de Dados (BDTD). Adotando os critérios de
inclusão e exclusão propostos para este estudo foram encontradas ao todo 98
pesquisas, entre teses e dissertações. A região Norte apresentou o pior quantitativo,
com apenas oito produções, em contrapartida, a região Sudeste apresentou 39
produtos acadêmicos. As únicas regiões que possuem teses relacionadas ao Ensino
de Botânica é o Sudeste e o Sul, as demais, apenas dissertações. Em relação aos
Programas de Pós-graduação (PPGs), é expressiva a contribuição de Mestrados
Profissionais, em especial o ProfBio, no interesse de amenizar os impactos da
Negligência Botânica. Além disso, notou-se que muitos dos estudos relacionados
acabam sendo desenvolvidos com estudantes do Ensino Médio, sendo preteridos
estudos com a Educação Infantil e com outras modalidades, como a Educação de jovens e Adultos (EJA). As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram por
meio de suas pesquisas interesse em desenvolver estratégias metodológicas para
facilitar o ensino-aprendizagem, já o Sudeste e o Sul se destacaram por buscarem
compreender as dificuldades na formação dos professores em relação à Botânica.
Além disso, em todas as regiões notou-se um favorecimento das angiospermas, em
relação aos demais táxons. Conclui-se que para superarmos os desafios da
negligência botânica, é importante a expansão de pesquisas relacionadas ao
processo de formação dos professores e sobre as dificuldades dos professores
atuantes, permitindo a concretização da Alfabetização Biológica dos indivíduos. |